Marketing promocional: Chaves impulsiona venda de lanches do Mcdonalds

sexta-feira, março 12, 2010 Jony Lan 0 Comments

Em apenas três dias foram vendidos 2.500 bonecos num shopping em BH

Sacada do Mclanche Feliz em promover os lanches com bones do Chaves está dando saltos de vendas.

A competição entre as grandes redes de fast food ganhou um tempero adicional com as surpresas das promoções. Nas lojas da McDonald’s, em Belo Horizonte, virou febre colecionar os oito personagens da Turma do Chaves, desenho animado inspirado num seriado mexicano da década de 1970.

O McDonald’s não informou números isolados de venda, mas pelo sumiço nas lojas do boneco principal, o Chaves, fica evidente que a campanha foi um dos maiores sucessos na rede que cresceu 22% no Brasil em 2008.

O Burger King, 2ª maior cadeia de hambúrgueres do mundo, também lança na próxima semana o Homem Aranha e a boneca Polly. A rede brasileira Bob’s espera aumentar a venda em 10% com a promoção oferta de bandeja do Cheese Picanha.

Mas os bonecos de plástico coloridos da Turma do Chaves chamam a atenção pela vida. Chaves anda, Quico fala o bordão "gentalha, gentalha", Dona Florinda levanta os braços, Nhonho pula, Popis treme e Paty pula corda.

Sidney Gomes, 26, não é colecionador de miniaturas, mas gastou R$ 55 para comprar a coleção há duas semanas e teve trabalho. Precisou "caçar" o personagem principal. "Não achava o Chaves, fui a cinco lojas e liguei para todas as outras. Encontrei por acaso no BH Shopping", contou, depois de mobilizar vários amigos na busca ao boneco.

Agora, a coleção de Sidney fica espalhada na mesa do computador. Mas de onde vem a fascinação pelos toscos bonecos? "Foi a primeira série que assisti na vida", contou. Consumidor frequente, Sidney gasta R$ 15 uma vez por semana no McDonald’s.

Durante a peregrinação, Sidney colecionou também números curiosos do consumo voraz dos bonecos. "No Mcdonalds do BH Shopping falaram que 2.500 brinquedos foram vendidos em três dias. Num único domingo no shopping Del Rey foram vendidos 500 bonecos Chaves", contou Sidney que comprou quatro bonecos do Chaves para a irmã e amigos.

A publicitária Daniela Kapitizky de Mendonça, 24, comprou cinco bonequinhos separadamente, dentre eles, o cobiçado Chaves. "O seriado marcou minha infância. Cresci vendo o Chaves na TV", justificou a adoração.

Fã do sanduíche, mas longe do vício, Daniela precisou pesquisar nos locais de venda. "Tinha lugar , dependendo do shopping, que era mais caro", disse a colecionadora.

"Diversas gerações já riram e se encantaram com as histórias de Chaves e sua turma", explicou o diretor da Arcos Dourados, empresa que opera a marca McDonald’s na América Latina, Roberto Gnypek.

Alguém ainda tem dúvidas quanto à dar brindes aos clientes?

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: O Tempo

Conteúdo relacionado