Pesquisa: 77% das mulheres mandam no orçamento doméstico

segunda-feira, março 08, 2010 Jony Lan 0 Comments

Das roupas do marido à reforma da casa, a atriz Ellen Faria é quem manda no orçamento doméstico. São dela as decisões de como comprar, o que comprar e quando comprar. Longe de ser exceção, Ellen faz parte de um grupo que inclui a maioria das mulheres. Segundo pesquisa da Sophia Mind, empresa do grupo Bolsa de Mulher, especializada em pesquisas sobre o universo feminino, 77% das mulheres decidem pelo menos metade do orçamento doméstico.

Entre as casadas, o percentual sobe para 91%. Entre as divorciadas, são 95% as que controlam a maior parte dos gastos domésticos. O sócio da Sophia Mind, Bruno Maletta, destaca que elas tomam a decisão, mesmo quando quem vai pagar são eles. "É uma tendência mundial. A mulher decide qualquer compra, mesmo se o produto for masculino", diz.

A atriz Ellen Faria confirma as estatísticas. "Eu peço a opinião do meu marido, mas a palavra final é sempre minha", diz. A regra vale igualmente para a compra do supermercado e para a reforma da casa. "Trocamos todo o acabamento da nossa casa e eu escolhi cada azulejo", conta. Ela também faz planilhas mensais com as receitas e despesas do casal que apenas apresenta "para conhecimento" do marido.

Ele, o engenheiro Waldemar Guimarães Júnior, confirma que não faz uma compra sequer sem ouvir a opinião da mulher. "Não tomo nenhuma decisão sem o aval dela", diz.

Perfil
A CMO (sigla para Chief Marketing Officer, ou Chefe de Marketing) do Bolsa de Mulher, Ciça Mattos, diz que as mulheres são mais detalhistas que os homens e gostam de fazer pesquisa de preço e comparar produtos antes de decidir.

Ela diz que para atrair as mulheres as empresas devem abrir mão dos estereótipos e pesquisar a fundo os desejos desse público. "Não é só fazer um produto cor de rosa e falar que foi desenvolvido especialmente para as mulheres", afirma.

Nada como pensar nas opiniões das mulheres quando criar processos de atendimento ao cliente, você se surpreenderá.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: O Tempo

Conteúdo relacionado