Projeto da "Lei do Photoshop" obriga publicidade a avisar sobre alteração nas imagens

sexta-feira, março 26, 2010 Jony Lan 0 Comments

Mais um desafio para os publicitários de plantão. O fator Governo entra em ação. Uma lei para mostrar o que todo mundo já sabe, mas poucos se lembram, retocar imagens dá emprego a milhares de pessoas. E vai continuar a dar. O desafio será não exagerar como exageram.

Texto em análise pela Câmara dos Deputados prevê multa de até R$ 50 mil a quem não incluir, na foto, aviso que a imagem foi retocada.

Um projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados poderá fazer com que toda imagem publicitária manipulada com Photoshop traga um aviso de advertência.

De acordo com o PL 6853/10, do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), anúncios que trazem fotos manipuladas digitalmente deveriam trazer a mensagem "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada".

O texto original da "lei do Photoshop" prevê multa de até 50 mil reais a quem desobedecer a lei - criada, segundo Costa, para "acabar com a idealização do corpo humano pela publicidade".

O projeto será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: IDG now

Conteúdo relacionado