Novos entrantes | Alta atratividade do mercado de vodca atrai novos fabricantes neste segmento

segunda-feira, maio 23, 2011 Jony Lan 0 Comments

Caroneiras. Quem não é líder de mercado, pega carona no sucesso do mercado.

Não para de crescer a quantidade de marcas de vodca a disputar espaço nas gôndolas dos supermercados. Com nomes russos (ou quase isso), novidades surgem a todo instante. Nenhuma surpresa, já que o volume de vendas desse mercado cresce em torno de 30% ao ano, de acordo com a Cervejaria Petrópolis, que desde o mês passado inclui o destilado em seu portfólio, com a marca Blue Spirit Unique. Outra novidade da empresa é a versão “ice”, segmento com o mesmo ritmo de crescimento.

Smirnoff, da Diageo, lidera o mercado de vodca com cerca de 30% de participação. Em seguida aparece Orloff, da Pernod Ricard, com 14,6% de participação. Entre as importadas, a marca Absolut, também da Pernod, domina mais de três quartos das vendas. Segundo a Nielsen, porém, as versões fabricadas no Brasil respondem pela maior parcela do consumo da bebida.

“Com as classes C e D consumindo cada vez mais, muita gente está deixando a tradicional cachaça e indo para a vodca”, afirma Adalberto Viviani, consultor especializado no mercado de bebidas. Segundo ele, esses novos consumidores chegam ao mercado pelas marcas de entrada.

E boa parte delas está surgindo agora. Bom exemplo é a Casa Contini, outra empresa que resolveu apostar no segmento. No ano passado, relançou sua marca de vodca descontinuada na década de 1980. “Quem já tinha lançado está reposicionando e quem não tinha está lançando”, resume César Rosa, presidente do Ibrac (Instituto Brasileiro da Cachaça). Afinal, o mercado de vodca movimenta R$ 1,2 bilhão ao ano no Brasil.

Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: Valor Econômico, SM

Conteúdo relacionado