Problemas | sites de compras coletivas na mira do Procon

segunda-feira, novembro 07, 2011 Jony Lan 0 Comments

Está pensando em comprar ou em vender? Qualquer falha entre ambos pode gerar uma dor de cabeça e já mostra que a falta de gestão e o estágio de vida das empresas está pouco profissionalizada.

O mercado de compras coletivas está na mira da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP), que começa a monitorar mais de perto as empresas do segmento. O site Groupon, que ontem realizou uma abertura de capital milionária nos Estados Unidos, aparece em primeiro lugar no ranking de reclamações do setor elaborado pela instituição. Os números ainda são pequenos quando comparados ao total de queixas relacionadas a compras na internet, mas vêm ganhando força, garante o órgão.

Segundo a pesquisa, foram realizados 190 atendimentos na capital paulista de queixas sobre o Groupon de janeiro a 30 de setembro deste ano. Na segunda posição aparece o Peixe Urbano, com 125 registros. Clube do Desconto e ClickOn vêm na sequência, ambos com mais de 100 atendimentos no período. Quando a pesquisa é ampliada para todas as compras online, os números dão um salto. Apenas no primeiro semestre de 2011, o Procon-SP registrou mais de 22 mil chamados.

'O site de compras coletivas é tão responsável pelo problema quanto o estabelecimento que oferece o serviço ou produto', afirma o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Góes. Segundo ele, as empresas já foram notificadas sobre as reclamações e a multa por descumprimento ao direito do consumidor pode chegar a R$ 6 milhões.

As principais queixas envolvem a não entrega do produto e dificuldades com o cancelamento do pedido. 'A questão não é ter problemas, mas sim como a empresa lida com isso. Os consumidores precisam ter canais ágeis para que as falhas sejam resolvidas rapidamente e com eficiência', diz Goés.

A bancária Cláudia Quaglia comprou em julho um tablet e um netbook numa promoção de um site de compras coletivas e até hoje não recebeu os produtos. Há quinze dias, ela foi comunicada que receberia o valor do tablet de volta, mas o dinheiro ainda não foi depositado. Sobre o computador, a promessa é que será entregue pelo menos até o Natal. 'Sempre usei sites de compra coletiva, mas hoje tenho medo de perder dinheiro', diz.

No Facebook, uma comunidade chamada 'Processo Coletivo: Groupalia, Groupon e Fluente Celular' reúne mais de mil membros que tiveram problemas com as empresas e o fornecedor na compra de TVs, câmeras e outros produtos eletrônicos. A página recebe atualizações diárias sobre as negociações com os sites e processos na Justiça.

Questionada sobre a liderança no ranking, o Groupon afirmou que 'muitas das reclamações devem-se ao fato de o comprador não ler com atenção as regras da oferta'. A empresa diz ainda que o primeiro lugar no levantamento é 'um fato pontual, que se deve a problemas com parceiros específicos, que já estão sendo solucionados'.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com


Fontes: Estadão, MSN

Conteúdo relacionado