Monitoramento de marketing | cobertura do Pan, Record x Globo no Twitter

sexta-feira, novembro 04, 2011 Jony Lan 0 Comments


Sua empresa nem tem um site lá bom, imagina se ela monitorasse tudo o que acontece na internet? Pesquisa exclusiva da E.life para EXAME.com mostra como a cobertura dos Jogos Pan-Americanos foi retratada nos tuítes dos usuários da rede social.


Entre os dias 20 e 30 de outubro, período final dos Jogos Pan-Americanos, quase metade das menções relacionadas ao evento e à Rede Globo continham também uma citação à Record.

A fatia é de um estudo feito pela empresa de inteligência de mercado e gestão do relacionamento em redes sociais E.life com exclusividade para EXAME.com que analisou a percepção dos internautas brasileiros em relação à cobertura de dois grandes canais de televisão nos Jogos Pan-Americanos: Record, detentora dos direitos de transmissão do campeonato, e Globo, principal emissora de TV do país.

O monitoramento, feito entre os dias 20 e 30 de outubro, baseia-se em 2.001 tuítes publicados no período e localizados a partir dos termos (Jogos+Pan)+(Record ou Globo). Por ele, 89,1% da amostra, o que equivale a 1.783 tuítes, referem-se à Record, enquanto 20,5% - ou 410 tuítes - citam a Globo. Do total, 192 tuítes sobrepõem-se, citando Record e Globo simultaneamente. Veja mais pontos destacados pelo estudo.

Termos mais citados
Em relação à Record, a nuvem com os termos mais citados mostrou que, além da divulgação do quadro de medalhas do campeonato, obteve destaque no buzz a exclusividade conquistada pela Record na transmissão dos Jogos Pan-Americanos de 2019 e a disputa entre as emissoras por audiência.

Quase metade - 46,8% - dos depoimentos relacionados à Globo continham citações à Record, o que indica que a emissora carioca foi fortemente comparada à concorrente.

Ainda em relação à Globo, o termo “parabéns” foi bastante utilizado de forma irônica, por internautas que criticaram a cobertura dos jogos e a perda dos direitos de transmissão da emissora.

Buzz
O buzz sobre a Record é formado principalmente pela divulgação de notícias, como a conquista de exclusividade para os Jogos Pan-Americanos de 2019 e o quadro de medalhas do campeonato.

No período monitorado, a Record chegou ao pico de menções associadas ao Pan no dia 27 de outubro, quando foram publicados 67 tuítes. O assunto principal foi a exclusividade no Pan 2019.

Já para a Globo, o pico ocorreu no dia 21, entre as 12 e 13 horas, quando foram publicados 24 tuítes em que o tema principal foi a disseminação de uma piada segundo a qual a Record liberaria 10% da transmissão dos jogos à Globo, como dízimo.

Cobertura
As opiniões sobre a Record se dividem: se, por um lado, internautas elogiam a cobertura realizada pela emissora (muitas vezes em comparação à Globo), outros se mostram insatisfeitos com a equipe e com as transmissões em geral.
Uma das principais críticas à Record está relacionada ao timing da cobertura. Internautas afirmam que a emissora divulgaria jogos gravados como sendo transmitidos ao vivo e condenam o excesso de reprises..

Já a Globo foi constantemente acusada de "ignorar" os Jogos Pan-Americanos, dando pouco espaço à cobertura do campeonato em sua programação, como forma de encobrir a exclusividade de transmissão garantida pela Record.

Mais uma vez as opiniões se dividem: muitos afirmam preferir as coberturas anteriores da Globo às atuais da Record, enquanto outros vibram pela conquista dos direitos de transmissão pela Record e se referem à Globo de forma irônica.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado