Amex prepaid | Brasileiro no exterior preferem gastar no varejo e em cidades propícias para fazer compras

quinta-feira, novembro 24, 2011 Jony Lan 0 Comments

Pesquisa de marketing em sua base de dados faz a Amex aumentar os limites e a rede de distribuição de seus cartões pré-pagos de viagem.

Levantamento da American Express divulgado em 23/11 mostra que, ao viajar, o brasileiro gosta mesmo é de gastar fazendo compras. O perfil foi traçado a partir de dados de consumo de clientes do GlobalTravel Card, cartão pré-carregado em moeda estrangeira da Amex, que funciona como cartão de débito no exterior.

A personalidade consumista é evidenciada pelo perfil predominante entre os clientes do cartão: 56% foram classificados na categoria “consumidores ávidos”, pois gastam quase toda a quantia carregada no cartão no varejo. Apenas 28% são “viajantes familiares”, que utilizam o plástico predominantemente em hotéis e restaurantes, além do varejo. E só 16% pertencem ao grupo dos mais equilibrados, o de “uso misto”, que também inclui outros itens, como entretenimento.

Os destinos preferidos do usuário do Amex GTC também evidenciam o gosto pelas compras. Para os cartões carregados em dólar, Orlando e Miami, na Florida, foram os dois destinos mais populares. A Florida é o estado americano mais visitado pelos brasileiros, e não apenas pela facilidade de voos diretos ou pelos parques da Disney, mas também pela oferta de bons centros de compras e de impostos baixos ao consumidor. O percentual do valor do cartão pré-pago gasto no varejo dessas cidades foi de 77% e 76%, respectivamente.

Os produtos mais procurados pelos brasileiros lá fora são eletrônicos, roupas e outros artigos pessoais, como maquiagens e cosméticos. O valor médio carregado nos cartões, emitidos em sua maioria em dólar, tem sido de 3.000 dólares. Lançado em março deste ano, o cartão pré-pago da Amex teve seus limites de carregamento por CPF dobrados em novembro, para 20.000 dólares, 17.000 euros ou 12.000 libras, num valor máximo de 60.000 reais em 12 meses.

Cartões pré-carregados em moeda estrangeira são a opção mais segura de transportar dinheiro em viagens, além de serem mais baratos que os cartões de crédito. O Amex GlobalTravel Card é atualmente vendido no Bradesco, no Itaú e no Safra, mas existem ainda as opções do Banco Rendimento (Visa TravelMoney) e Mastercard (Cash Passport), distribuídos em uma série de casas de câmbio.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com


Fonte: Exame

Conteúdo relacionado