Estratégia | Sony quer produção do PS4 no Brasil para reduzir preço

terça-feira, outubro 22, 2013 Jony Lan 0 Comments

Competitividade | Vice-presidente da empresa para a América Latina disse que companhia está trabalhando para fabricar o console o mais breve possível no país.

A Sony afirmou nesta segunda-feira que está trabalhando para fabricar o PlayStation 4 no Brasil o mais breve possível como forma de reduzir o elevado preço de venda do console de videogames, que tem motivado fortes críticas contra a companhia no país, afirmou o vice-presidente da empresa para a América Latina, Mark Stanley.

Em entrevista à Reuters, o executivo afirmou que a companhia mantém estratégia "agressiva" para derrubar o preço de 4 mil reais do console, anunciado na semana passada.

Desde o anúncio do preço do PS4 no Brasil, a Sony vem sendo alvo de fortes críticas e brincadeiras de internautas no país, devido à diferença ante o valor do produto nos Estados Unidos, de 399 dólares.

As críticas também ocorrem em comparação com os preços da nova versão do Xbox, One, da rival Microsoft, que será vendida no Brasil por cerca de 2,2 mil reais e nos EUA por 499 dólares.

"Esperamos conseguir (um preço) abaixo de 2 mil reais, mas não sabemos ainda. É muito cedo para dizer, há impostos complexos sobre produção local também e não temos esses detalhes ainda. Mas certamente será bastante agressivo para podermos assegurar que a maior quantidade possível de jogadores possa tê-lo em casa", afirmou o Stanley sobre o PS4.

Segundo ele, nos próximos dois meses a Sony no Brasil poderá avaliar quais componentes poderão ser comprados no país para a produção local do console e quais terão que ser importados. "Quando tivermos isso, poderemos ter um cronograma sobre produção local", afirmou o executivo, evitando cravar datas de lançamento de um PS4 brasileiro.

"A boa notícia é que como já temos uma linha de produção do PS3 a implementação de uma linha do PS4 será muito mais rápida", disse Stanley. A Sony começou a produzir o PlayStation 3 no Brasil em maio.

Depois das críticas, a Sony divulgou nesta segunda-feira a estrutura do preço do aparelho.

Segundo a companhia, o valor de 3.999 reais chegaria a 4.257 reais se a empresa não tivesse decidido reinvestir no lançamento os 258 reais de margem a que tem direito por lei no país, disse Anderson Gracias, gerente-geral da Sony para PlayStation no Brasil.

No cálculos da empresa, a carga tributária da importação do PS4 no Brasil adiciona ao preço do produto 2.524 reais, ou 63 por cento do preço do aparelho no país, com os maiores pesos vindo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do ICMS.

"Esse preço (3.999 reais) deixa de estar correto de longe no Brasil. Não é do nosso interesse vender um console no Brasil a 4.000 reais. Não faz bem para o jogador, para o negócio e para a Sony", disse Gracias, citando estimativas do mercado de que a base instalada de consoles PlayStation 3 no Brasil está entre 3 milhões e 4 milhões de unidades.

"Nessa faixa de preço de 4.000 está claro para a gente que a demanda (pelo PS4) será baixa, e não estamos felizes com isso", disse Gracias.

Apesar da insatisfação, o executivo afirmou que se a Sony não tivesse lançado o PS4 no Brasil próximo do lançamento global a companhia também seria criticada pelos jogadores no país. "Optamos por lançar agora em respeito ao mercado", afirmou.

Stanley, que se referiu ao Brasil como um "mercado de importância crítica" para a Sony, disse ainda que a estratégia agressiva de expansão para o país não envolve apenas produção local dos consoles e do portátil Vita, como também parcerias com desenvolvedores locais.

"Esperamos que um dia possamos ter um grade hit originado no Brasil", disse ele. Em números, ele complementou, "estamos trabalhando com mais de 40 desenvolvedoras apenas no Brasil".

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: exame

Conteúdo relacionado