PitStop de Marketing | visita ao stand da Embaré no Superminas Food Show 2013

quinta-feira, outubro 24, 2013 Jony Lan 0 Comments


Ontem à noite visitei o Superminas Food Show 2013 e entre os stands tive a oportunidade de conhecer o da Embaré Indústrias Alimentícias em que presenciei as atividades interativas dentro do stand, a distribuição de brindes, degustação de produtos como uma brigadeiro sendo feito ao vivo, e outras ações de marketing e relacionamento.

É sempre interessante entender o que movimento um stand de uma feira e as ações de marketing são essenciais para que os objetivos sejam alcançados.

Confira algumas fotos e ações no local.

4 torres de balas e confeitos chamavam a atenção do publico passante e as modelos distribuíam em pequenas embalagens quase sem parar.



Foi instalada uma máquina de pegar bolinhas, quem consegui pegar uma bolinha ganhava um brinde, no caso, uma sacolinha de compras.



Na outra ponta do stand, uma chef confeiteira preparava brigadeiros ao vivo com os ingredientes da marca.



Cliente VIP ganhava uma sacola com brindes especiais:


Tudo muito bem pensado para marcar presença na feira de forma excelente, gerar relacionamento e negócios.

“Queremos estar presente em um número maior de pontos de venda em todo o Estado de Minas Gerais, principalmente no médio e pequeno varejo, incluindo supermercados menores e também padarias. Queremos que este público, que ainda não compra os nossos produtos, venha ao nosso estande e conheça a marca Camponesa, para que eles se surpreendam e conheçam a qualidade, o sabor, a textura e os diferenciais da nossa marca”, explica André Antunes, gerente nacional de vendas da Embaré. “Nosso foco durante a feira será no auto-serviço e também no varejo tradicional, por meio do qual esperamos aumentar em 10% nossa presença neste segmento", diz.

Linha de produtos
Famosa e conhecida pelos tradicionais caramelos e balas, que hoje já são exportados para 47 países, a Embaré diversificou sua atuação ao longo dos anos e hoje produz uma ampla linha de lácteos e derivados sob a marca Camponesa, incluindo manteiga, leite em pó, creme de leite, leite condensado, doce de leite e bebida láctea. Em 2011, a empresa ingressou no segmento de leite Longa Vida, nas versões integral, semidesnatado, desnatado e baixa lactose, conquistando em menos de dois anos o posto de segunda marca mais vendida na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Conforme informou a Ana Cristina, Gerente de Marketing, as várias ações que incluem o rejuvenescimento da marca, as ações de comunicação, bem como as estratégias comerciais, ajudaram a empresa a crescer bastante nos últimos dois anos.

Produção de caramelos na linha de montagem da empresa
Sexta maior empresa de lácteos do país, a mineira Embaré Indústrias Alimentícias S/A atua no mercado há 78 anos. Possui fábrica em Lagoa da Prata, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, com mais de 34 mil metros quadrados de área construída e capacidade de processamento de 2.100 milhões de litros de leite por dia. A fábrica tem capacidade para produzir 2 mil toneladas/mês na área de confeitaria e 16 mil toneladas/mês no setor de lácteos.

Com mais de 1.400 funcionários, a Embaré possui sede administrativa em Belo Horizonte (MG), além de unidade em Recife (PE) e uma extensa rede de representantes nos demais estados da federação.

As vendas da empresa cresceram 42% até setembro deste ano sobre o mesmo período do ano passado, com aumento de 32% no faturamento. A empresa encerrou o exercício de 2012 com lucro líquido de R$ 15,6 milhões.

“Nosso objetivo é buscar novos mercados e conquistar uma clientela cativa para o novo leite Camponesa, que já tem impulsionado os resultados da companhia em apenas dois anos do seu lançamento. Aumentamos sua produção em 34% em 2012 sobre o ano anterior e este ano esperamos crescer mais 35% sobre o ano passado”, comemora o presidente da Embaré.

 O Stand ainda contava comum área de atendimento no segundo andar.



Exportações
Outro fator que também contribuiu para aumentar as vendas da empresa foi o crescimento das exportações, que avançaram 7% em 2013. “Além de ter possibilitado esse aumento nas vendas, o dólar no patamar que está nos permitiu voltar a lucrar com as exportações, uma vez que a rentabilidade dos produtos aumentou”, explica Antunes. Atualmente, as exportações correspondem a 7,5% das vendas da área de confeitaria da empresa. O mercado europeu é um forte comprador dos produtos da Embaré, para o qual foram desenvolvidos caramelos nos sabores açaí, pitanga, acerola e iogurte de frutas


Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Multitexto

Conteúdo relacionado