Negócios | Havan, a loja que vende tudo tem fachada de Casa Branca e réplica da estátua da Liberdade

terça-feira, outubro 22, 2013 Jony Lan 0 Comments


Com pontos de venda salpicados de símbolos americanos, varejista se expande no país

Entre colunas que evocam a Casa Branca e réplicas gigantescas da Estátua da Liberdade posicionadas na entrada (algumas com mais de 30 metros de altura), pode-se dizer que a varejista Havan tem uma estratégia de identidade visual única em seus pontos de venda. As megalojas, mais conhecidas dos moradores da região Sul, apostam num padrão arquitetônico que homenageia símbolos americanos - escolha que rende lucros, e algumas controvérsias.

No fim de junho, uma estátua da Liberdade na unidade em Bauru gerou protestos dos moradores, que fizeram um abaixo-assinado pedindo sua retirada, pelo que acusaram de "colonialismo". Um percalço no geralmente bem-sucedido investimento em símbolos do capitalismo em suas lojas.


"Minha filosofia é pró-capitalismo, então, é claro que o melhor símbolo para isso vem dos Estados Unidos" explicou Luciano Hang, um dos fundadores e atualmente único dono da varejista, em entrevista ao New York Times. "Eu falo para as pessoas que nosso lema é liberdade: a liberdade de permanecermos abertos quando quisermos, a liberdade de trabalhar para nós e a liberdade de comprar" acrescentou ao jornal americano.

Os consumidores parecem concordar, atraídos por preços baixos, estímulo ao consumo e também pela decoração. Dentro da matriz em Brusque, no estado de Santa Catarina, por exemplo, é comum que compradores parem para tirar fotos com réplicas de uma Ferrari vermelha e um Corvette rosa.

A rede contratou ainda atores brasileiros para falar com sotaque americano nos comerciais para televisão, representados como cowboys, motoqueiros e rappers. Ao New York Times, Hang afirmou ser fã do empreendedorismo americano. Seu modelo de negócio é inspirado em parte no Walmart, que nasceu em pequenas cidades, com a mesma proposta de vender tudo no mesmo espaço, como um shopping: de ferramentas à roupas, passando por eletrodomésticos, cosméticos e brinquedos.

Nessa toada, a marca sulista vem crescendo, expandiu-se para o interior de São Paulo, e segundo Hang abre uma loja de departamentos a cada 15 dias. Para o NYT Hang afirmou que, até 2015, 100 unidades da Havan estarão em operação e a ideia e dobrar esse número em mais alguns anos.

Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado