Solução de plástico | Cartão pré-pago tem multilas funções desde ajudar a controlar gastos a vale presentes

quarta-feira, outubro 02, 2013 Jony Lan 0 Comments

Conheça os múltiplos usos dos cartões pré-pagos hoje em dia e pese seus custos. 

Os cartões pré-pagos se tornaram populares no Brasil entre os viajantes ao exterior. Pré-carregados em moedas estrangeiras, eles permitem que o viajante já saiba de antemão quanto vai gastar em uma viagem sem a necessidade de levar dinheiro vivo. Podem ser usados para saques em moeda estrangeira e na função débito, e a cobrança de IOF em cada transação é inferior à do cartão de crédito.

Mas os pré-pagos podem ter usos um pouco diferentes, dentro do território nacional. Pagar a mesada dos filhos e controlar seus gastos, presentear entes queridos, definir quanto os empregados domésticos gastarão para as compras da casa ou fazer compras pela internet sem expor os dados do cartão de crédito.

Apesar da praticidade, da segurança e da possibilidade de controlar gastos, porém, muitas vezes os custos desses cartões são bem altos. Pode haver taxas de recarga e até de manutenção, além de tarifas de saque elevadas. Os cartões-presente, no entanto, parecem interessantes como agrado aos mais queridos, desde que estes não demorem muito a utilizá-los. Veja a seguir os diferentes usos dos cartões pré-pagos, alguns exemplos e os custos de cada um:

Cartões-presente

Os cartões-presente das lojas já são bem conhecidos. Eles concedem ao presenteado o direito de comprar um produto naquela loja pelo valor carregado no cartão. Mas quem não quiser restringir as opções do presenteado pode simplesmente comprar um cartão presente pré-pago, que pode ter visual customizável e ser utilizado em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira do cartão.

A versão “moderninha” dos envelopes que a vovó costuma distribuir no Natal é uma opção mais segura e prática para presentear, por exemplo, adolescentes e pessoas mais difíceis de agradar. Contudo, diferentemente de outros tipos de cartão pré-pago, geralmente não permite saques nem recarga.

Exemplos de cartões-presente:

- Vale Presente Mastercard: pode ser carregado com valores entre 50 e 2.000 reais. Conta com versões totalmente customizáveis e aceitas em toda a rede Mastercard e versões atreladas a certas lojas, bares, restaurantes e marcas, como Netshoes, Koppenhagen e a Churrascaria Fogo de Chão. É possível comprar o Vale Presente em seu próprio site. A tarifa para personalizar é de 9,90 reais, assim como o frete, e há uma taxa mensal de 5 reais, caso o cartão não seja usado já no primeiro mês. Confira as demais tarifas.

- Prepax: emitidos com a bandeira Visa, os cartões-presente Prepax podem ser carregados com valores entre 50 e 2.000 reais e adquiridos no próprio site. Alguns bancos o emitem, como o Bradesco. Há cartões de loja e cartões de uso livre, que podem ser personalizados por um custo de 20 reais ou emitidos com uma imagem escolhida na galeria da Prepax, por um custo de 10 reais. Há ainda uma tarifa de cinco reais por mês caso o cartão não seja utilizado até depois de seu quarto mês de emissão. Há também um custo de frete.

- Mais que Presente: o cartão do Banco Rendimento/Agillitas com a bandeira Visa tem uma tarifa de emissão de oito reais e pode ser solicitado no site. Há uma tarifa de cinco reais caso o cartão não seja usado nos primeiros dois meses a partir da emissão. O cartão não permite a realização de saques.

Cartões recarregáveis para a mesada dos filhos e gastos de empregados domésticos

Os cartões pré-pagos de uso geral são recarregáveis e podem ser usados dentro do Brasil, para despesas do dia a dia. Eles permitem que o titular controle os gastos de quem vai utilizá-los. Podem ser carregados com o valor certo das compras feitas por empregados domésticos para a casa, ou com a mesada dos filhos, impedindo-os, por exemplo, de estourar o limite do cartão de crédito. Esses cartões permitem saques em caixas eletrônicos e compras na função débito em toda a rede que aceitar sua bandeira.

Exemplos de cartões recarregáveis de uso geral:

- Young Card Bradesco Visa Buxx: o cartão emitido pelo Bradesco é aceito em toda a rede Visa e pode ser usado para compras à vista no Brasil e no exterior. Com foco maior nos jovens, o cartão tem uma recarga mínima de 20 reais, podendo acumular até 5 mil reais. A tarifa de emissão é de 5,20 reais, e a de carregamento é de dois reais. É cobrada uma tarifa de 5 reais por saque, além de uma taxa de manutenção de 2,90 reais por mês. Os saques são limitados a quatro por dia ou 20 por mês, e o valor máximo de saque é de 150 reais.

- OuroCard Pré-Pago Recarregável Visa: o cartão emitido pelo Banco do Brasil tem foco na mesada de filhos e nos gastos de quem ajuda o titular no dia a dia, como empregados domésticos. É possível agendar as cargas por um período de até um ano, e o cartão acumula pontos no programa de fidelidade do BB. A tarifa de emissão é de 10 reais, com uma taxa de três reais por recarga. A taxa de manutenção mensal é de um real, e a tarifa de saque só é cobrada a partir do quinto saque no mês, e custa 2,50 reais.

- Mundo Livre: o cartão pré-pago recarregável do Banco Rendimento/Agillitas tem bandeira Visa e tarifa de emissão de 12 reais. O saque está sujeito a uma tarifa de sete reais, e a recarga custa três reais. A carga inicial é de 50 reais, sendo possível carregar no cartão até 3 mil reais por mês e 20 mil reais por ano. O cartão pode ser solicitado em seu próprio site.

Cartões para compras na internet

Os cartões pré-pagos também podem ser úteis para quem quer proteger os dados de seu cartão de crédito ao fazer compras pela internet. Alguns plásticos são destinados especificamente para este fim.

Exemplos de cartões para compras pela internet:

- ContaSuper: a ContaSuper, da empresa de pagamentos SuperBank, é um pouco diferente dos demais cartões pré-pagos. Trata-se de uma conta não bancária que vem com um cartão pré-pago Mastercard atrelado a ela, que pode ser usado em estabelecimentos comerciais físicos e online tanto no Brasil quanto no exterior, além de possibilitar saques e transferências. Nas compras internacionais paga-se apenas o câmbio do dia da compra e o IOF (3% acima do dólar comercial, já incluso o IOF de 0,38%). Há duas cestas de serviços, uma de 4,90 reais mensais e outra de 9,90 reais mensais, que garante recarga de 10 reais em créditos de celular. Não há custo para emissão e recarga do cartão. O saque custa 5,90 reais.

- Habbo Cartão Amigo: pensado para ser um cartão para adolescentes comprarem jogos online, o Habbo Cartão Amigo pode ser usado em estabelecimentos físicos ou online que tenham a bandeira Mastercard. Ele garante a participação dos usuários no jogo virtual Habbo Hotel e é carregado via boleto bancário. A emissão do cartão custa 15 reais, a tarifa de manutenção é de três reais por mês, assim como a tarifa de recarga. O cartão também permite saques na rede Cirrus, a uma taxa de sete reais por saque, e há uma tarifa de inatividade de dois reais quando o cartão não for usado por mais de 90 dias. No momento, o primeiro lote de cartões está esgotado, mas o Habbo Cartão Amigo aceita cadastros em seu site de quem quiser se candidatar para o segundo lote.

- Peela: o Peela fornece cartões-presente para que o usuário faça compras pela internet em diversos estabelecimentos. Os cartões-presentes são emitidos na marca do estabelecimento online e possibilitam a compra de uma série de produtos e serviços com desconto, como games, assistências 24h, música, ingressos para parques, revistas, entre outros. Os cartões Peela não são recarregáveis, não cobram taxas de serviços e podem ser físicos ou virtuais. Eles podem ser adquiridos pelo site ou em lojas físicas como Saraiva, Walmart, Extra, Pão de Açúcar e Lojas Americanas.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado