Sample Business Marketing - LCAFE, um novo conceito de negócios do outro lado do mundo

quarta-feira, setembro 09, 2009 Jony Lan 1 Comments

Entendeu o diagrama acima? É simples, você faz o pedido, ganha uma ficha em "L" e ganha um brinde. Simples não? Bom, então vou compartilhar com vocês um modelo de negócio fantástico! Não é novo, mas vai fazer cada um de vocês repensarem um pouco o que fazem ou o que vêem por aí. Há dois anos atrás a Tokyo Sample Lab criou um conceito que ainda não chegou no Brasil, mas que depois desse artigo, tenho certeza que alguém vai colocar em prática. O conceito já se espalhou por outras partes do mundo. Agora, o original Sample Lab foi reaberto como uma loja de café. Eu, Jony Lan, chamaria o conceito de Sample Marketing Business ou 'Negócio de Amostra de Marketing'.

Sample Lab
A loja de café japonesa foi dirigidas às mulheres japonesas de 20 a 30 e poucos anos. E a loja distribui amostras grátis em troca das visitas e das opiniões em um ambiente descontraído e informal. Localizado em Shibuya, LCAFE está bem posicionada para atrair os clientes.

Conceito
Para participar, as mulheres se cadastram pelo telefone celular, fornecendo dados básicos sobre si mesmas, como sua idade, estado civil e onde vivem. Depois elas fazem o pedido da comida e/ou bebidas, daí elas recebem uma ficha em 'L', que podem ser trocadas por amostras grátis que ficam no bar do café. Com um toque que só se encontra em Tóquio, o código de barras dos celulares dos clientes permite que a Sample Lab controle quem pega as amostras. Após a visita, os clientes são convidados a compartilhar as suas opiniões através de uma pesquisa eletrônica, em troca de mais fichas.

As amostras são bem variadas, vão de alimentos e bebidas a produtos de beleza. Além de testar marcas, os consumidores experimentam novos produtos. A LCAFE acaba funcionando como uma plataforma de marketing baseado na experiência. Entenderam a riqueza? O Marketing não será mais o mesmo. Acredite.

Resultados
A idéia está se popularizando. Desde que abriu suas portas há dois meses, a LCAFE já registrou 2.000 clientes. MKTmais! É um conceito híbrido entre um café e um espaço de amostragem que faz sentido do ponto de vista comercial, uma vez que cria dois fluxos de renda. A abordagem indireta é também susceptível de atrair as mulheres que não querem ser vistas em filas de brindes.

Planos
LCAFE tem planos de expandir para outras cidades japonesas e, eventualmente, operar em todo o mundo como uma empresa de pesquisa de mercado focado em mulheres jovens ou, quem sabe para os homens.

Com tantos modelos de negócios já sem muitas fórmulas diferentes para ganhar vantagem competitiva e se manterem sustentáveis, a criatividade de fazer um "cross business" parece que chegou às cafeterias. É a velha tendência dinâmica de mudar os conceitos ao longo do tempo pela falta de adaptações e o mais bacana de tudo, os clientes estão ajudando no crescimento do negócio. Quem precisa de orientação estratégica para fazer um projeto de Business Sample Marketing? Pergunte-me como!

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: http://www.lcafe.jp

Conteúdo relacionado