Pesquisa abre oportunidade: 11% dos brasileiros nunca foram ao dentista

sexta-feira, abril 09, 2010 Jony Lan 0 Comments

Apesar do acesso a dentistas ter melhorado nos últimos anos e da prevalência de doenças dentárias ter diminuído, discrepâncias ainda ocorrem em todo o Brasil. Dados divulgados na última semana pelo suplemento de Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2008, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que 11,7% dos brasileiros nunca foram ao dentista. No Paraná, a Pnad apontou que do total de 10.605 pessoas consultadas, 818 (7,7%) nunca consultaram um profissional.

Os números podem ser considerados no mínimo intrigantes, já que o Brasil é o país com o maior número de profissionais no mundo: 19% dos dentistas do mundo estão por aqui (cerca de 220 mil), como aponta o livro Perfil Atual e Tendência do Cirurgião-Dentista Brasileira, de autoria da professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Maria Celeste Morita, lançado em março durante o 28.º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo.

Maria Celeste acredita que a situação vem melhorando muito nos últimos anos com a disponibilização do serviço odontológico nos serviços públicos e com o crescimento dos planos de saúde na área. No entanto, ela avalia que o fato de 11,7% de brasileiros nunca terem ido ao dentista é preocupante, já que o Brasil possui muitos profissionais.

Há explicações para isso. Maria Celeste constatou na sua pesquisa que um dos grandes problemas é a concentração de dentistas em determinadas regiões, o que deixa outras carentes do profissional. Para se ter uma ideia, em Curitiba, por exemplo, há um cirurgião-dentista para 336 pessoas, conforme sua pesquisa.

Já em Itaperuçu, município da Região Metropolitana de Curitiba, esse número muda drasticamente de um dentista para 22 mil pessoas. Em todo o Brasil, a prevalência de dentistas nas capitais é de 43,1%, segundo o estudo da professora. No Paraná, a concentração na capital é de 38,06%.


A conselheira do Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR), Carmen Lúcia Arrata, também acredita que a concentração de profissionais em determinados locais prejudica o acesso. No entanto, ela aponta entraves culturais, como o medo e até mesmo a preguiça de ir ao dentista, como fatores que contribuem para isso.

"Ainda há uma mentalidade de procurar o dentista só quando se está com dor, quando na verdade o sucesso está na prevenção. É preciso ter a consciência de que muitas doenças estão ligadas com problemas dentários", salienta.

Assim como Maria Celeste, Carmen Lúcia lembra das melhorias no acesso vistas nos últimos anos (em 1998, o IBGE apontava que 20% dos brasileiros nunca tinham consultado um dentista) e que isso se deu principalmente pelo aumento da oferta no serviço público (hoje existem os Centros de Especialidades Odontológicas CEOs).

O reflexo dessa deficiência é vermos empresas fazendo propaganda de serviços dentários em todo o Brasil, coisa que era muito pouco explorada. O importante é aparecer. E a sua empresa, ela aparece na mídia em massa?

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Paraná Online

Conteúdo relacionado