Consumo: Brasileiro sustenta poder de compra com salário maior

terça-feira, abril 20, 2010 Jony Lan 0 Comments

A manutenção do poder de compra dos consumidores, com o reajuste do salário mínimo, impulsionou as vendas do segmento de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que tem maior peso na pesquisa mensal de comércio do IBGE. As vendas desse segmento subiram 3% em fevereiro na comparação com janeiro, na maior expansão desde setembro de 2007.

Esse foi um dos principais motores do crescimento das vendas do varejo em fevereiro, que subiram 1,6% em relação a janeiro e 12,3% em relação a fevereiro do ano passado.

O técnico da coordenação de comércio e serviços do IBGE, Reinaldo Pereira, avalia que o aquecimento da economia permitiu um "crescimento mais consistente" das vendas do varejo em fevereiro. As vendas do comércio registram alta de 11,3% no bimestre e, nos últimos 12 meses até fevereiro, variação de 6,9%.

"Os resultados refletem o aquecimento da economia, mas também uma base de comparação deprimida de fevereiro de 2009." Pereira lembrou que, mesmo com a crise do ano passado, o varejo continuou registrando crescimento nas vendas, ainda que em ritmo menor do que em 2008.

Projeção
Expectativa. O avanço de diversos segmentos mostra uma velocidade vigorosa de consumo, que deve levar o comércio a registrar uma expansão de 8,3% neste ano, estima o economista da Tendências Alexandre Andrade.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: O Tempo

Conteúdo relacionado