Pílulas inteligentes, microchip confirma ingestão do medicamento

terça-feira, abril 06, 2010 Jony Lan 0 Comments

Uma pílula de porte regular equipado com um minúsculo microchip anexado a uma pequena antena de fácil digestão, pronta para transmitir o seu status ao seu médico ou um ente querido. Com essa inovação os médicos podem confirmar se os seus pacientes enfermos estão realmente tomando seus remédios na hora certa.

Um estudo mostrou que doentes crônicos tomam apenas metade dos seus medicamentos prescritos, por isso é compreensível que os médicos da Universidade da Flórida queiram confirmar o cumprimento do que é prescrito. Com esse "problema", eles criaram este protótipo, utilizando nanopartículas de prata condutora e uma etiqueta metálica que funciona como uma antena, o envio dos sinais é feito para um receptor externo atualizado pelo paciente. Esse recurso será particularmente útil quando os pesquisadores estão estudando a eficácia de novos medicamentos em ensaios com milhares de pessoas que tomam (ou não) as pílulas.

Até onde as pílulas inteligentes vão chegar, podemos dizer que estamos apenas no início da magia. Quem sabe um dia destes, um comprimido inteligente de tamanho normal poderá liberar pequenos exércitos de combatentes da doença no lugar certo dentro do nosso corpo.

A evolução está apenas começando e o futuro começa assim, a pequenos passos, mas se ninguém iniciar, nada disso acontecerá.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: University of Florida News

Conteúdo relacionado