Fusão no ar: British Airways e Iberia criam uma nova empresa

sábado, abril 10, 2010 Jony Lan 0 Comments

A espanhola Iberia e a britânica British Airways anunciaram que finalmente assinaram um acordo de fusão, uma vez que ambas buscam ampliar suas operações e competir melhor com as maiores companhias aéreas do mundo.

A fusão, que criará a terceira maior companhia aérea da Europa em receita, deve gerar sinergias de 400 milhões de euros por ano a partir do quinto ano após o processo ser finalizado. No entanto, a fusão não deve ser completada até o final deste ano e ainda poderá fracassar, por causa do déficit de 3,7 bilhões de libras que a British Airways possuiu.

A Iberia mantém o direito de cancelar o negócio a um custo de 20 milhões de euros, se acreditar que o plano de acordo final da britânica com seus agentes fiduciários do fundo de pensão para reduzir sua dívida prejudicará a nova empresa.

A British Airways e a Iberia poderão manter as suas marcas e identidades separadas na fusão, mas a nova empresa, denominada Iberia-International Airlines Group, será criada com uma listagem primária na Bolsa de Londres e uma listagem na Bolsa da Madri. O acordo de fusão está sujeito à aprovação das autoridades antitruste e dos acionistas de ambas as companhias. O plano será apresentado para a aprovação em novembro.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: O Tempo

Conteúdo relacionado