Comportamento | Mulheres passam três anos da vida comprando de tudo

sexta-feira, maio 07, 2010 Jony Lan 0 Comments

Pesquisa confirma: Consumidoras passam 400 horas por ano nas lojas, em 301 visitas. Pergunta, por que não investir em marketing feminino?

Durante a vida, as mulheres passam, em média, três anos dentro de lojas. São 1.095 dias ou quase 26 mil horas comprando. Os dados são de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo instituto OnePool, mas se encaixam bem no perfil da brasileira. "É daí para mais (tempo comprando)", afirma a pedagoga Elizabeth Meire Palomino Leite.

Ao contrário do que a análise inicial pode sugerir, as horas gastas nas lojas não refletem um consumismo feminino excessivo. Boa parte do tempo é dedicado a compras para a casa, o marido e os filhos, ou de presentes de Natal, aniversário e datas comemorativas. É o caso de Elizabeth, que é responsável pelas compras de toda a família. "Meu marido tem menos tempo do que eu, sem contar que eu adoro, é o meu lazer", diz ela.

Um dos filhos, Rodrigo, 12, não demonstra o mesmo entusiasmo que a mãe na hora de vasculhar araras e prateleiras e encher as sacolas. "Quando eu for adulto, vou comprar roupa para durar dez anos, só para não ter que ir nas lojas", diz. Ele completa que adora quando a mãe chega em casa com as compras feitas, sem levá-lo junto na jornada.

O estudo foi feito a partir de respostas de 2.000 mulheres e apontou que, a cada ano, elas vão 301 vezes a lojas de diversos segmentos e destinam 399 horas e 46 minutos às compras. Roupas, acessórios, calçados e artigos de higiene para si e a família são os itens que consomem mais tempo entre as compras femininas.

"A mulher está à frente da casa e isso vai se desdobrando. Ela acaba também responsável pelas compras", diz o coordenador do curso de marketing da Newton Paiva, Jehú Pinto de Aguilar. Ele completa que as mulheres têm mais preocupação com questões sociais, o que as leva, mais uma vez, às compras. "Um homem vai a um aniversário sem levar presente sem problemas. Uma mulher não vai", compara.


Marketing mira público feminino

A presença feminina nas lojas e o poder de decisão das mulheres nas compras não passam desapercebidos pelos responsáveis pelas propagandas das empresas. “O marketing sempre tem foco feminino. Mesmo quando o produto é para o público masculino, se não envolver a mulher, não tem resultado”, diz o coordenador do curso de marketing da Newton Paiva, Jehú Pinto de Aguilar.

Ele cita como exemplo a compra de carros. Mesmo se o veículo for do homem, dificilmente ele entra na garagem sem a aprovação feminina. “O vendedor se dirige à mulher. Se o homem a levou na compra é porque a palavra final será dela”, diz. O superintendente da Audi Carbel, Miguel Albino, confirma. Segundo ele, 80% das vendas são feitas para homens, mas poucas são concretizadas sem a opinião das mulheres. (APP)

Parada na loja, claro, também se torna prazer
Além da obrigação de manter a casa abastecida e a família bem vestida, calçada e alimentada, as mulheres vão às compras também por prazer. A parada na loja nem sempre é programada, mas se tornou hábito. “Eu vim ao shopping pagar uma conta e estou na loja há um tempão. Parei para ver e estou aqui gastando”, disse a vigilante Joseane de Oliveira, enquanto enchia as mãos de roupas para experimentar na Leader.

Outra que não resiste a uma paradinha para comprar é a atendente de telemarketing Késsia Vitor Paixão. “Só no mês passado, gastei R$ 450 em calças e blusinhas. Dividi e vou pagar em cinco vezes. Hoje, acho que vou gastar mais uns R$ 150”, disse, enquanto experimentava sapatos e escolhia uma bota para a filha.

Eu aprendi uma coisa em uma viagem ao exterior. Você conta nos dedos as lojas voltadas para os homens, o resto é para mulheres. Com esse cenário, o desafio de conquistá-las é sempre maior e um prazer em poder vender sempre mais!

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: O Tempo

Conteúdo relacionado