Efeito surpresa: cantores de ópera em mercado de Belo Horizonte

terça-feira, maio 11, 2010 Jony Lan 0 Comments

Ao estilo "Popup", janelas que aparecem na nossa frente enquanto navegamos, mas sem a vontade de um Marketing Mobilizing People, e com o objetivo de divulgar o espetáculo do Coral Lírico de Minas Gerais, cantores surpresas foi a estratégia adotada que agradou a todos.

Durante um dia normal nos mercados Central e Distrital do Cruzeiro, em Belo Horizonte, eis que vem a "surpresa": 16 cantores surgem do meio das pessoas entoando melodias da ópera La Traviata. A intervenção foi realizada para divulgar o espetáculo do Coral Lírico de Minas Gerais, que será apresentado no Palácio das Artes a partir do próximo dia 18 (até dia 27 serão seis apresentações).

"Queremos despertar as pessoas para o gênero da ópera e tirar a ideia de que é um espetáculo elitista", afirma a diretora artística, Cláudia Malta. Ela lembra que muitas pessoas não costumam ir a esse tipo de apresentação, geralmente por falta de oportunidade e, por isso, nem mesmo sabem se gostam do gênero.

A apresentação foi ensaiada para acontecer de surpresa. E, no final da manhã, no Mercado Distrital do Cruzeiro, sem anunciar, o primeiro solista entoou o canto com voz potente. Outros solistas surgiram do meio das pessoas. A beleza e sintonia da apresentação impressionaram. Feirantes, vendedores de artesanato, crianças e adultos se amontoaram para não perder nenhum detalhe da apresentação. No final, depois de muitos aplausos, todos pediram bis.

Marketing Experience
Para José Roberto Araújo, 65, a emoção foi tamanha que ele não conseguiu conter as lágrimas. "Foi uma beleza. As vozes são lindas. Fez muito bem ao meu coração", disse, chorando. A apresentação foi uma grande surpresa para ele e a mulher, Marilda Araújo, que foram ao mercado comprar frutas. "Valeu a pena, pois é muito difícil ver uma coisa tão bonita como essa nos dias de hoje", disse a mulher.

A feirante Cristina Maeda interrompeu as vendas só para apreciar a apresentação. "Foi fantástico. Acho que deveria haver sempre apresentações como essas".

Olhando de longe, enquanto cuidava de sua barraca de frutas, o feirante Natalicio Santos contou que deu sua contribuição para a beleza do espetáculo. "Antes de se apresentar, a cantora passou na minha barraca e comeu um pedaço de abacaxi", brincou.

Para a solista Eliseth Gomes, a aproximação com o público foi uma experiência única. “No teatro as pessoas ficam longe e aqui nós podemos vê-las de perto e perceber como ficam emocionadas”. O cantor que interpreta o personagem principal, Marcos Paulo, disse que vai levar boas recordações da experiência. “Para nós também foi surpreendente”.

Essa é uma ação excelente para mostrar ao público que a ópera pode ser consumida, ouvida e degustada em qualquer lugar. A experiência não é nova, mas atitude comprova que o Marketing Experience é uma ferramenta e tanto quando se quer impressionar.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: O Tempo

Conteúdo relacionado