Tendência: TVs de alta definição têm a maior adesão desde o videocassete

sexta-feira, maio 28, 2010 Jony Lan 0 Comments

Tecnologia atrai mais espectadores por períodos mais longos de tempo

Metade dos telespectadores dos Estados Unidos agora assiste TV em alta definição (HDTV, na sigla em inglês). Essa é a adoção mais rápida de uma tecnologia desde que os videocassetes chegaram às lojas, na década de 1980.

Com a adoção desse equipamento vem uma boa notícia para as redes de TV e os estúdios de Hollywood. A alta definição atrai mais espectadores para a TV por períodos mais longos. Segundo uma pesquisa da Nielsen Co., pessoas nas casas com alta definição assistem 3% mais tempo de programação do horário nobre do que nos lares com TV padrão.

O crescimento súbito na compra de HDTVs aconteceu com um certo exagero dos consumidores, que simplesmente descartaram suas TVs convencionais e seus conversores digitais. Mas, para a indústria televisiva, a HD é uma melhoria revolucionária. Ela envolve milhões de dólares em investimento em novas câmeras, estúdios e salas de edição. Ela mudou, inclusive, a forma como os âncoras de telejornais usam maquiagem. "É como se estivéssemos sob uma lupa iluminada por um holofote", disse Sherry Williams, âncora da Khou-TV, afiliada da CBS em Houston.

Dois mundos. Enquanto cresce a adoção da HD, é visível que ainda existem dois tipos de produção televisiva: um que permite ao espectador ver cada grama do campo de futebol e um que mudou pouco desde os anos 1960, quando a TV ficou colorida.

Executivos dos estúdios reclamam que TVs locais ainda não têm condição de receber retransmissões de programas em HD. E os produtores alegam não poder tirar proveito das TVs mais largas e nítidas, pois muitos espectadores têm aparelhos antigos. A TV em alta definição é produzida em widescreen (proporção 16:9), mas os gráficos dos telejornais têm de ser achatados na proporção padrão (4:3).

TV digital
É a tecnologia usada para transportar o sinal de televisão da emissora até a nossa casa. Podemos transportar programas de baixa definição e de alta

Alta definição (HD)
Um televisor HD (High Definition) divide a imagem em mais linhas. A televisão tradicional mostra apenas 525 linhas. A HD chega a 1.080. Simplificando, alta definição é a quantidade de detalhes que a imagem consegue mostrar

Verdade: o HDTV mudou até a maquiagem dos âncoras

Apesar da estreia da tecnologia 3D, esta será a Copa da HDTV
Assim como a Copa de 1974 marcou nossa história como a primeira com transmissão a cores no Brasil, a Copa da África do Sul será o Mundial da alta definição. É um avanço enorme em relação à edição de 2006, na Alemanha, a primeira na qual todos os jogos foram transmitidos por sinal digital de alta definição (HDTV), mas apenas algumas poucas TVs a cabo tinham tecnologia disponível. As HDTVs hoje estão em todas as lojas do setor no Brasil, com preços cada vez menores e parcelamentos mais longos.

Esta Copa marcará ainda a estreia da tecnologia 3D em eventos da Fifa. As imagens de 25 dos 64 jogos serão filmadas com duas câmeras que sobrepõem as imagens, e precisam de uma TV 3D e óculos para ver os efeitos.

Essa é a melhor evolução de tecnologia, a tela será o meio do futuro, seja ela e uma TV, Celular, GPS, etc.

Abs,

Jony Lan
Mestre em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: THE NEW YORK TIMES via O Tempo

Conteúdo relacionado