Estratégia: Estadão terá edição grátis de classificados

segunda-feira, maio 17, 2010 Jony Lan 0 Comments

Com tantos jornais distribuídos gratuitamente em São Paulo, parece que as mais tradicionalistas resolveram testar um novo modelo de negócios, grátis.

O jornal O Estado de S.Paulo quer regionalizar definitivamente as ofertas imobiliárias e de carros. No próximo sábado (22/05), e apenas aos sábados, começa a circular os cadernos Sul e Oeste, com duas capas, uma para Autos e outra para Imóveis, o primeiro com tiragem de 15 mil exemplares e o segundo com 25 mil. Nenhum deles será encartado na edição regular.

"A distribuição será gratuita nos principais espaços comerciais, condomínios e clubes, entre outros locais situados nas regiões citadas. O plano é levar o projeto para as demais regiões de São Paulo", disse Ilan Kow, editor de suplementos do Estadão.

Redesenho
Mais de 15 mil ofertas são publicadas nas páginas de classificados da edição dominical do jornal O Estado de S.Paulo. Essa fonte de receita publicitária que remonta à origem do título centenário, porém, não tinha composição estética proporcional à importância para a estrutura do negócio. Apesar da cadernização e ordenação por produto, a partir de agora ganham status de suplementos. Isso significa que esses produtos passam a integrar o elenco de cadernos editoriais, tanto que seu conteúdo passa a ser administrado por Kow, responsável pelos suplementos. As notícias dos classificados passam a disputar espaço nas chamadas de primeira página.

Tudo isso é resultado da repaginação que os cadernos de classificados acabam de ganhar e que começa a ficar visível para leitores e anunciantes a partir do próximo domingo (23), quando chega às bancas a proposta do estúdio de design espanhol Cases. A partir de agora, as vogais passam a identificar os cadernos que também serão publicados às quintas-feiras e aos sábados.

A letra A será para as ofertas comerciais do universo do mercado de Automóveis. A letra E vai identificar Empregos e Carreiras; I será exclusiva para o segmento Imobiliário, um dos mais fortes do jornal; O vai indexar as Oportunidades de serviços e vai incentivar o empreendedorismo; e U, de Ultra, vai destacar o universo do luxo. O caderno destinado às oportunidades terá a parceria do Sebrae, ainda não formatada, para orientar pequenos e médios empresários.

Segundo Kow, a dinâmica usada nos classificados é benchmark da proposta gráfica que o jornal adotou e que gerou polêmica e discussão, como o cavalo do selo Ex-Libris. A tipografia usada é a mesma Estadão Red Line, criada por designer português, e base da nova estrutura visual do Estadão. Completar as vogais nos classificados significa também nova ordenação visual para a publicidade. Nas capa dos cadernos terão cinco destaques. Os classificados de linha terão as rubricas identificadas pela cor azul.

"As reportagens deixam de ser quebra galho e ganham importância. Nosso foco será o serviço, como se fosse um coach. Isso exige textos elaborados e conteúdos relevantes", justificou Kow.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Propmark

Conteúdo relacionado