Chineses investem em petróleo no Brasil | Repsol vende 40% de unidade no Brasil para Sinopec

sexta-feira, outubro 01, 2010 Jony Lan 0 Comments

Aos poucos os chineses vão entrando nos mercados brasileiros. A companhia espanhola Repsol anunciou hoje ter fechado acordo para vender 40% de sua unidade brasileira para a China Petrochemical Corp (Sinopec), por US$ 7,1 bilhões. A gigante espanhola do petróleo permanecerá com os 60% restantes da operação brasileira. "Com este novo investimento, a Repsol Brasil está totalmente capitalizada para desenvolver todos os seus atuais projetos no País, incluindo as descobertas nas bacias do pré-sal em Guará e Carioca", informou a Repsol.

A joint venture (associação), avaliada em US$ 17,8 bilhões, se tornará uma das maiores companhias de energia de capital estrangeiro operando na América Latina, desenvolvendo uma das mais importantes descobertas exploratórias do mundo nos últimos anos, registrou a Repsol, em comunicado ao órgão regulador do mercado acionário espanhol. A Repsol e a Sinopec darão prosseguimento a seus planos de expansão no Brasil e vão participar, juntas ou individualmente, dos futuros leilões de concessão dos blocos do petróleo.

Nada como se aliar à um capital estrangeiro para continuar crescendo mais rapidamente. Esses são sinais de que concretamente, o Brasil está sendo a bola da vez para os estrangeiros, resta saber até quanto tempo isso irá durar.

Abs,

Jony Lan
Consultor em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Estadão

Conteúdo relacionado