Segmento | Idosos já são 10% do país e tem renda mensal de R$ 7,5 bi

quarta-feira, outubro 13, 2010 Jony Lan 0 Comments

O Brasil tem cerca de 18 milhões de habitantes com mais de 60 anos, que representam quase 10% da população total do país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Somatório, a renda total dos idosos no país é de R$ 7,5 bilhões. Mesmo com números representativos, especialistas consideram que a terceira idade é ainda um público consumidor pouco explorado no Brasil.

Há pouca comunicação para os idosos e ações para esse público alvo. Esse público adora passar o tempo, a oportunidade é quem conseguirá tranformar-se em "ocupação" para esse público alvo.

Mesmo ainda sendo poucas, algumas empresas já identificaram os idosos como um público importante e voltam as atenções para a terceira idade. A universidade Fumec implantou a Escola da Terceira Idade, com palestras, cursos e oficinas que proporcionam ao aluno oportunidades para que ele se torne um elemento participativo e atuante na sociedade.

Longevidade
Expectativa de vida. A população brasileira vive hoje, em média, 72,8 anos - 6,7 anos a mais do que no início da década de 90. Pesquisa do IBGE mostra que a expectativa de vida masculina é de 69,11 anos e a feminina, de 76,71 anos.

Identificação
As ações voltadas para a terceira idade precisam explorar a sensibilidade e identificar o novo público.
A aposentada Lucy Campanha de Carvalho, 80, é uma típica representante do novo perfil da terceira idade. Antenada nas tendências, Lucy garante que não abre mão de fazer compras e buscar as novidades do mercado. "Eu gosto de ver as vitrines e saber o que está na moda. Com eletrodomésticos é a mesma coisa. Eu quero saber quais são as inovações sempre", garante.
De acordo com Lucy, as decisões sobre que tipo de produto vai consumir partem dela. "Posso até ouvir o que diz um amigo, um parente, mas sou eu quem escolho o que entra na minha casa", determina.

O aposentado José Antônio Marques, 72, garante adorar compras e ser um consumista, mas reclama da falta de produtos específicos. "A gente sempre vê jovens representando saúde, alegria e prosperidade. O idoso tem tudo isso e muito mais. Sinto falta de produtos voltados para nós, mesmo no atendimento das lojas. Muitas vezes, entro e o vendedor acha que não vou comprar nada. Faço questão de me manter bem vestido, mas as vendedoras acham que velho só usa pijama", ironiza. (LM)

Maiores de 65 anos têm desconto em voo
A Trip Linhas Aéreas passou a oferecer 35% de desconto para pessoas da terceira idade desde o fim de setembro. A empresa é a primeira companhia aérea a fazer parte do programa Viaja Mais Melhor Idade, do Ministério do Turismo. A empresa aérea oferece voo para cerca de 70 destinos. Desde a criação do programa, em 2007, o Viaja Mais Melhor Idade já vendeu mais de 482 mil pacotes turísticos. O programa oferece desconto de 50% nas diárias de 2.000 hotéis em todo o país durante a baixa ocupação.

Pesquisa realizada pela Braztoa, em parceria com o Ministério do Turismo, mostra que 31% da terceira idade viaja uma vez por ano e 22% faz as viagens com duração de até dez dias. O Nordeste é a região pra onde a maioria (47%) gosta de viajar

E a sua empresa, já atende ao segmento da melhor idade?

Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: O Tempo

Conteúdo relacionado