Auditoria | Carrefour quer "entender" a operação financeira do Brasil, os bônus das indústrias e as perdas dos estoques

quinta-feira, outubro 07, 2010 Jony Lan 0 Comments

Segundo notícia do jornal Valor Econômico (04/10), e confirmada pela empresa na França, a matriz está relizando uma auditoria dos resultados financeiros da filial brasileira do Carrefour. Segundo a reportagem, a investigação tem ainda como foco a necessidade de fazer ajustes contábeis no balanço.

O escritório brasileiro da KPMG foi contratado para realizar uma auditoria na rede varejista no País. Ainda de acordo com o jornal Valor Econômico, o objetivo é identificar perdas não relatadas pela filial no Brasil no último balanço encaminhado à matriz.

Segundo comunicado da varejista na França, o grupo já começou a contabilizar perdas do Brasil no relatório global. Em nota enviada ao jornal Valor, Hélène Saint-Raymond, porta-voz da matriz do Carrefour, afirma que a empresa decidiu lançar encargos extraordinários por conta de descontos recebidos dos fornecedores e pela necessidade de dar baixas contábeis no estoque da rede no Brasil. Ainda conforme a porta-voz, até o momento não foi identificada má conduta. As conclusões da auditoria serão comunicadas assim que o trabalho estiver concluído.

Ainda de acordo com a matéria, a varejista francesa informa que foram incluídos no balanço custos da filial brasileira até então não contabilizados no valor 69 milhões de euros. As despesas se referem a baixas de estoque identificadas em inventário nas lojas neste ano. O valor foi constatado pela KPMG.

Um outro ponto que tem sido avaliado na auditoria é a dificuldade de lançamento de verbas obtidas dos fornecedores em negociações comerciais. Diz a reportagem do Valor Econômico que, no caso do Carrefour, esses valores, além de descontos concedidos, elevaram o resultado da empresa no País em 2009 e início de 2010. Isso porque podem entrar no balanço como recebíveis. Esses ganhos, continua a matéria, aumentaram um quesito chamado "supplier receivables" no relatório global da companhia. No entanto, se ao longo das negociações com a indústria, esses recursos não entram no caixa, é preciso dar baixa como "provisão". O que está sendo verificado é como isso foi feito pela subsidiária brasileira.

A decisão de rever as contar no País foi tomada paralelamente a várias demissões no comando do Carrefour no Brasil. No entanto, a porta-voz Hélène garante que as mudanças de executivos não têm relação direta com os ajustes no balanço, e afirma que elas ocorreram devido “ao pobre desempenho de nossos hipermercados no Brasil."

É o famoso, "só acredito vendo". Mas também é apenas uma questão de "mostrar serviço". Com a mudança da direção da empresa, algo tem que ser feito, se é que me entendem. Afinal, desde que existe o varejo de auto-serviço, difundido no Brasil pelo próprio Carrefour, é de se estranhar a desconfiança da operação no Brasil. É como se mais de 30 anos a matriz ficasse de olhos fechados para o que acontecia na sua operação brasileira. O fato é que a auditoria é um procedimento normal e deve ser encarado como uma atividade que faz parte dos negócios de uma empresa. Em quanto uma pequena empresa faz a auditoria conferindo suas contas e seus lançamentos contábeis, muitas vezes nas mãos de contadores terceirizados, as grandes empresas precisam contratar empresas terceirizadas e especializadas para fazer esse serviço.

A lógica é simples, o core business de uma empresa normalmente é vender e produzir. Quando é servir, o seu processo é o seu principal negócio, é aí que entram as consultorias, entram para dar fôlego à gestão das empresas que estão abarrotadas de atividades rotineiras e sem tempo para pensar em detalhes e fatores estratégicos. Já pensou em dobrar a rentabilidade da sua empresa? Eu tenho cases de sucesso nesse sentido. Sabia que as empresas pagam mais tributos e impostos do que são obrigadas? Se o empresário custa a dar um aumento de R$ 10 reais para seus funcionários, mas deixa de economizar R$ 1000 por mês, onde está o problema? Há horas em que o melhor a fazer é refletir e admitir que não dá para fazer tudo sozinho. Quer controle? Tem certeza que possui todos os indicadores de desempenho da sua empresa?

Abs,

Jony Lan
Consultor em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Valor Econômico

Conteúdo relacionado