Expansão | Natura cresce 40% no exterior e 20% globalmente

quinta-feira, outubro 28, 2010 Jony Lan 0 Comments

A Natura, uma das principais empresas brasileiras de cosméticos, projeta que em três anos 50% do seu faturamento virão de operações internacionais. Segundo o vice-presidente de Operações e Logística da Natura, João Paulo Ferreira, a América Latina é o principal foco da empresa. "Já iniciamos a produção na Argentina, e nos próximos meses o faremos no México e na Colômbia" afirma.

Para a fabricação dos produtos fora do País, a Natura fechou parceira com três empresas: na Argentina, com a multinacional suíça Just, empresa de cuidados corporais à base de plantas, que já iniciou a produção de perfumaria para a Natura; na Colômbia, os parceiros serão a Hada, com sabonetes em barra, e a Prebel, que fará maquiagem, além de produtos para o corpo, proteção solar e perfumaria; nas operações no México, a parceria será com a Fortalab que irá fabricar, dentro dos próximos meses, produtos para cabelos e envasará perfumaria. Segundo Ferreira, o objetivo da empresa será desenvolver fornecedores locais alinhados com a proposta socioambiental da companhia.

Para o primeiro trimestre de 201, está também prevista a ampliação do centro de distribuição (CD) no México. "Os CDs de Argentina, Chile, Peru e Colômbia também foram ampliados recentemente" explica Ferreira. Atualmente as operações internacionais respondem por cerca de 7% do faturamento da Natura.

Segundo Ferreira, a empresa cresce internacionalmente cerca de 40% em moeda local. "Dobramos de tamanho a cada um ano e meio nas operações externas", conta.

De acordo com o vice-presidente de Operações da Natura, o País também receberá investimentos para ampliação da capacidade produtiva nas quatro fábricas, que produzem em média 450 milhões de unidades de produtos por ano. Sem dar números, Ferreira afirmou que os investimentos em capex (capital expenditure, investimento em bens de capital) do próximo ano devem seguir a evolução histórica da empresa. "Este ano foi de R$ 250 milhões, e para o próximo será compatível com as nossas ambições de crescimento" afirma o executivo.

Atualmente 40% da produção da Natura é terceirizada, e a empresa segue ritmo de crescimento médio de 20%. Em 2009 a empresa teve receita de R$ 4,2 bilhões com mais de 1,2 milhão de consumidores. Segundo Ferreira, a Natura tem 24% de participação nos mercados-alvo. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal apontam o Brasil como o terceiro maior consumidor de cosméticos do mundo.

Crescer internacionalmente é uma estratégia de risco, mas quando bem planejada, excelente. Quando consolidamos uma posição em um mercado e o ritmo de crescimento se mantém constante, para se alcançar um crescimento maior a estratégia de expansão se faz necessária. E a sua empresa, já pensou em se expandir ou continua tentando crescer no mesmo lugar?

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: DCI

Conteúdo relacionado