Vantagem competitiva | Carrefour cria novo conceito e pode trazer para o Brasil o 'Carrefour planet'

sexta-feira, outubro 22, 2010 Jony Lan 0 Comments

Uma característica da vantagem competitiva é que a empresa tem que ter algo diferente, com valor agregado interessante, atrativo, se destaque dos concorrentes por um bom período de tempo de maneira que os clientes "vejam e valorizem isso". Aí sim, quem sai na frente (first mover) tem a vantagem à flor da pele, surfa nas ondas do oceano azul e ainda de quebra pode lucrar muito com isso. Sem falar de que os demais que vierem podem não conseguir sintetizar tão bem o conceito "do primeiro que implantá-lo".


Carrefour Planet, tem o conceito relacionado à forte segmentação de departamentos. Claro que o "planet" é um conceito bem relacionado à sustentabilidade. A novidade já existe na França, onde fica a matriz da companhia. Segundo José Antonio Melchert, diretor de marca e comunicação, é possível que este novo conceito de loja do Carrefour chegue ao Brasil já no ano que vem. Essa informação foi divulgada ontem, dia 20/10, durante abertura do evento Marketing Mix “Estratégias de Ampliação Real e Virtual do PDV”, realizado pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes).

Ainda no evento, Melchert revelou que as unidades do Carrefour na França estão passando por uma completa reformulação, para garantir uma experiência de compra mais agradável aos clientes. Segundo o executivo, o lugar onde se pode comprar tudo, que foi uma grande tendência no passado, está hoje em transformação. “O primeiro indício disso foram as constantes reclamações de clientes em relação às grandes filas. A solução que encontramos foi a criação da “Linha Azul”, limite a partir do qual as lojas do Carrefour na França abrem novos caixas à medida em que as filas passam a marca”, conta Melchert. A novidade agradou aos consumidores no País e virou tema de campanha publicitária.

Segmentação e inovação, esses são dois fatores que irão permear as grandes redes varejistas do país. Quem não se reinventa, se arrebenta! Já leu a minha pesquisa sobre o setor? Procure no Mackenzie.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: SM, M&M, MKT

Conteúdo relacionado