Estratégia de crescimento | Pepsico aposta em nova fábrica e aquisições no Brasil

segunda-feira, outubro 04, 2010 Jony Lan 0 Comments


Já no primeiro semestre do ano que vem, a companhia vai inaugurar a segunda unidade fabril de Toddy em Feira de Santana, Bahia. Com isso, a capacidade produtiva do achocolatado aumentará 40%.

De olho no crescimento do poder aquisitivo nordestino, o novo complexo deve reduzir os custos de distribuição na região, além de aliviar a fábrica de Guarulhos (SP), onde a marca é produzida e cuja utilização já alcançou 100% de sua capacidade.

“O Toddy é a marca que mais tem crescido no portfólio da Pepsico”, afirmou Otto von Sothen, presidente da área de alimentos da multinacional no Brasil, único País onde a fabricante comecializa achocolatados. O investimento na nova fábrica foi de US$ 20 milhões e faz parte dos planos de aplicar US$ 300 milhões no Brasil entre 2008 e 2013.

Aquisições
As duas últimas aquisições da Pepsico no mercado brasileiro foram a marca de água de coco Kero-Coco e a Lucky, fabricante de salgadinhos voltada para classe C. Apesar de não dar detalhes de possíveis negócios, Sothen afirma que o foco da empresa está em alimentos de conveniência – basta o consumidor abrir a embalagem e consumir. "O que posso dizer é que continuamos buscando [aquisições]." Segundo um consultor entrevistado pelo portal IG, por já atuar na categoria de biscoitos em outros países, é provável que a Pepsico faça aquisições nesse segmento no Brasil.

O que toda grande empresa que já está no Brasil quer é aproveitar o posicionamento estratégico de já estar no país que mais cria interesse do mercado global, pois além de "aclimatado" ao custo Brasil, conhece um pouco mais do mercado e seus comportamentos que novos investidores internacionais. Quem conseguir se expandir o quanto antes, irá ganhar mais vantagens e criará uma barreira para os novos players. E a sua empresa, já está pensando em expandir ou está naquela velha história de que precisa vender primeiro para poder crescer?


Abs,

Jony Lan
Consultor em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com


Fonte: IG

Conteúdo relacionado