Facebook divulga vencedores do prêmio Studio Awards, entre elas American Express e Nike

terça-feira, fevereiro 28, 2012 Jony Lan 0 Comments

Evolução das Redes Sociais, quando elas começam a ganhar "corpo" com prêmios, indicam que cada vez mais precisam estimular quem realmente lhes dá dinheiro: as empresas. Com isso, American Express leva principal troféu e ação da Nike é a única premiada da América Latina.

Nike: com campanha em parceria com a LiveAd, marca foi a única premiada da América Latina.

São Paulo - O Facebook divulgou (27/02/12) os vencedores da primeira edição do Studio Awards, prêmio mundial que reconhece as principais campanhas de marketing baseadas em conexões sociais.

Entraram na lista 11 campanhas, de 10 agências, representando 7 países. Os prêmios foram distribuídos em quatro categorias: azul, ouro, prata e bronze.

Na principal categoria, a azul, a vencedora foi a American Express, dos Estados Unidos, com uma campanha para incentivar o comércio em cerca de 500 mil pequenos estabelecimentos comerciais. A estratégia gerou 2,7 milhões de fãs, que clicaram no botão "Curtir".

A ação da Nike sobre a Corrida Rio-SP, de outubro de 2011, foi a única da América Latina a ser reconhecida. Produzida pela agência LiveAd, a ação foi premiada na categoria bronze, ao lado de campanhas de países como Estados Unidos e Austrália.

Em parceria com a agência, a Nike usou a tecnologia RFID (sigla em inglês para identificação por rádio-freqüência) numa câmera que registrava a passagem do atleta em um tapete. Imediatamente a foto era postada em seu perfil no Facebook.

Em apenas três dias, a página "Nike Corre" no Facebook teve um aproximadamente 20 mil novos fãs. Todo o conteúdo sobre a corrida foi curtido mais de 20 mil vezes e obteve 600 compartilhamentos. Ao todo, a página recebeu 4,7 mil comentários.

Para a escolha das campanhas vencedoras, o Facebook considerou o impacto social da ação, o tipo de interação com o público, o uso dos produtos de marketing do Facebook, integração com outras mídias e a escala para compartilhar conteúdo.

O Facebook Studio Awards é uma forma de influenciar as agências como fonte de inspiração, nova forma de compartilhar ideias, principalmente entre os produtos do Facebook, e promover o engajamento de forma social”, segundo Jennifer Kattula, gerente de marketing do Facebook.

Desde a abertura das inscrições, em outubro, mais de mil candidatos submeteram seus trabalhos.

Entre os temas das campanhas vencedoras estiveram democratização da filantropia, aproximação dos mundos online e offline por meio do uso da tecnologia RFID para publicação de posts, uso de dados para visualização e engajamento via páginas e publicações.

Entre os jurados para o prêmio estiveram Mark D'Arcy, do Facebook, e integrantes de grandes agências, como David Sable, da Y&R, Susan Credle, da Leo Burnett; Stephen Goldblatt, da EVB. Também participaram Jeff Benjamin, da JWT e Nick Law, da R/GA.

Todos os vencedores podem ser vistos no Facebook Studio.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado