Diversificação | Ultragaz se prepara para ir além do gás doméstico

sexta-feira, fevereiro 03, 2012 Jony Lan 0 Comments

Inovação é assim, você coloca em prática aquilo que você inventou e que acha que é possível de rentabilizar. Fábrica da Ultragaz: projeto para crescer mercado fora do gás de cozinha e aquecimento. Aumento da produção de GLP no país leva empresa a desenvolver novas aplicações.

Dentro de três ou quatro anos, o Brasil terá superávit na produção de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

A estimativa é da Ultragaz e se baseia no tempo de maturação de investimentos para a produção do gás, que é uma mistura de hidrocarbonetos líquidos obtidos nas refinarias a partir do petróleo.

Usado principalmente como gás de cozinha, o GLP passará a ter outros papéis com o aumento da produção, de acordo com a Ultragaz.

Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), a produção de GLP no Brasil em dezembro de 2011 foi 3,6% maior que no mesmo mês do ano anterior. A Ultragaz estima que até 2020 a disponibilidade do gás vai dobrar, chegando a 14 ou 15 milhões de toneladas por ano no Brasil.

"A partir do aumento da disponibilidade do produto, as importações do GLP para fins de uso como gás de cozinha não serão mais necessárias", diz Aurélio Ferreira, gerente de desenvolvimento da Ultragaz. "Com isso, a indústria está descobrindo o potencial do gás".

E a empresa está se preparando para este cenário de crescimento da oferta. Está em processo de pesquisa, por exemplo, uma tecnologia que mata pragas em plantações por calor com o uso de gás.

Embora as aplicações na agricultura estejam atualmente em fase de desenvolvimento, já há novas utilizações em fase de testes, segundo conta Aurélio Ferreira, gerente de desenvolvimento da empresa.

Uma delas é a utilização do gás para substituição de óleo diesel em usinas de asfalto. Segundo Ferreira, a aplicação reduz custos de produção e emissões de gases poluentes e já há clientes utilizando o método, que ele não abre quais são.

A Ultragaz afirma que a expansão de usos do GLP em novas aplicações irá aumentar o mercado potencial da empresa em todo o país, muito além dos usos atuais como gás de cozinha e aquecimento de água, por exemplo.

A companhia, no entanto, não abre qual pode ser a representatividade dessas novas aplicações na sua receita no futuro.

Atualmente, a Ultragaz tem faturamento aproximado de R$ 4 bilhões ao ano e concorre no mercado de GLP com empresas como a SHV Gas, Liquigás e Nacional Gás Butano.

A produção da empresa é de 1,6 milhão de toneladas anuais , que são vendidas para 40 mil clientes empresariais e aproximadamente 40 milhões de consumidores finais.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Brasil Econômico

Conteúdo relacionado