Identidade Visual | novo logo da Motorola depois que o Google comprou

sexta-feira, junho 28, 2013 Jony Lan 0 Comments

Nova logomarca da Motorola é a primeira mudança desde a compra da marca de celulares pelo Google, em agosto de 2011, soa como o prenúncio de novos rumos para a publicidade móvel e o mercado global de smartphones. Senão, não seria vantagem para o Google, concordam?

A nova identidade visual da Motorola, apresentada dia 26/06, passa a trazer a assinatura “uma empresa do Google”, na primeira reconfiguração do logotipo da marca de celulares desde a sua compra pelo buscador, em agosto de 2011. Este carimbo pode ser o prenúncio de mudanças para a publicidade móvel e o mercado global de smartphones. Segundo informações do Advertising Age, a Motorola confirma a alteração, mas não comenta a estratégia utilizada para adotá-la.

Por enquanto, a mudança parece se prender mesmo a ajustes de design. Antes, a Motorola era reconhecida por um “M” grafado na cor branca e envolto em um círculo preto. Agora, a inicial ganha a cor cinza e estará circundada por bordas coloridas, compondo um visual mais alinhado à imagem do Google. O nome passa ainda a ser escrito com letras minúsculas e não mais maiúsculas.


A mudança do logo da Motorola levanta questões que giram em torno do potencial conflito de interesses do setor. O Google fornece hoje o sistema operacional Android para os principais fabricantes de dispositivos móveis do mercado. Privilegiar a Motorola com ferramentas exclusivas poderia abalar o relacionamento com parceiros, como a gigante sul-coreana Samsung, que vêm alicerçando a liderança da tecnologia do Google mundialmente. O Android transformou os aparelhos da Samsung em fenômeno de vendas, replicadas também para as receitas do Google com negócios na área de publicidade móvel. Até que ponto a aproximação com a Motorola pode atrapalhar esta aliança lucrativa ?

Enquanto a resposta não chega, Brian Wallace - que no ano passado trocou a Samsung pelo atual cargo de vice-presidente de marketing da Motorola -, prepara um plano para lançar novos equipamentos ainda neste ano. Os detalhes de configuração e de negócios permanecem em segredo, mas a expectativa é que pelo menos um dos produtos, o Moto X, esteja equipado com tecnologias capazes de concorrer com similares da Samsung e Apple.

Resistência
Uma pesquisa da Nielsen publicada na edição desta quinta-feira 27 pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que somente 31% dos 1,6 mil donos de celulares entrevistados no Brasil concordam em fornecer dados pessoais para receber propagandas customizadas. Realizado em outros nove mercados, o Relatório Sobre o Consumidor Móvel de 2013 mostrou ainda que metade dos brasileiros ouvidos considera a publicidade irrelevante, desde que permita o acesso a conteúdos gratuitos. Há ainda uma parcela de 54% da amostra que prefere anúncios que não remetam para outras páginas.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
http://br.linkedin.com/in/jonylan

Fonte: mmonline

Conteúdo relacionado