Pesquisa | para 75% dos brasileiros as marcas deveriam suprir as deficiências deixadas pelo Estado

terça-feira, junho 18, 2013 Jony Lan 0 Comments

Petrobras é uma das marcas nacionais mais relevantes para o brasileiro, segundo pesquisa

Metade da população do Brasil confia em empresas que privilegiam o coletivo, de acordo com pesquisa do grupo Havas, que ouviu cerca de dez mil pessoas, distribuídas em 23 países.

Os 2,7 mil brasileiros participantes consideram os projetos sociais, ambientais e econômicos como diferenciais para avaliar o impacto das marcas na vida das pessoas. O estudo aponta ainda que 75% concordam que o setor privado deve suprir as deficiências do Estado.

Sob esta justificativa, Danone, Coca-Cola, Del Valle, Petrobras e Natura foram indicadas como as cinco principais marcas para os brasileiros. Na visão de Rodrigo Cerveira, diretor de planejamento da Havas, a Danone ocupa a primeira posição porque equilibra os benefícios ao grupo e ao indivíduo. “A linha Activia, por exemplo, possui atributos funcionais e emocionais. Ao mesmo tempo, a empresa tem uma conduta ética em relação à politicas de mercado, preço e ajuda a economia do País”, afirma.

Veja outros insights gerados pela pesquisa do Havas, chamada de Meaningful Brands:

* 76% dos brasileiros que participaram do estudo concordam que grandes companhias deveriam ter um envolvimento ativo na solução de problemas sociais e ambientais;

* 65% frequentemente consideram o impacto das marcas no e bem-estar das pessoas e do meio-ambiente antes de tomar uma decisão relativa à compra;

* 45% acham que as marcas são sinceras quando divulgam seus compromissos e feitos – índice que fica em 36% para a América Latina como um todo.

Análise global

Por se tratar de mercados desenvolvidos, a população dos Estados Unidos e da Europa avalia as empresas segundo os benefícios pessoais que proporcionam. Por esse viés, casos entrevistados não estranhariam caso 73% das 700 marcas pesquisadas desaparecessem. Na análise global, Google, Samsung, Microsoft, Nestlé e Sony são as marcas consideradas fundamentais.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
http://br.linkedin.com/in/jonylan

Fonte: MMonline

Conteúdo relacionado