#protestos exaltam a falta de integração no Marketing Político, nas Estratégias adotadas e na ausência de Planejamento Estratégico para o Brasil

terça-feira, junho 18, 2013 Jony Lan 0 Comments


Fazer Marketing Político para eleger um político é muito eficiente, mas após a eleição, o que vemos é um total 'descaso' para o uso da ferramenta, quando o ideal era continuar a construir sua imagem, suas ações e seu trabalho. Mas isso é ignorado. Pense em um produto, você lança, ganha mercado e depois desaparece para reaparecer em 4 anos depois. Não funcionaria, concordam? Mas é dessa maneira que a política deixa de aproveitar da ferramenta que é o Marketing. E também uma constatação, sem material, não dá para fazer marketing, no caso, ações concretas dos políticos.


Mas e as estratégias do Governo? Nos últimos anos temos visto que existe e continuará existindo uma falta de integração das políticas, das ações e dos resultados. Não são todos os Governos que deixam isso acontecer, mas quando acontecem, os resultados são muitos visíveis. O problema é que cada movimento para executar uma estratégia de governo custa muito caro. E quem paga são os altos impostos.

Agora vamos para o melhor, o Planejamento Estratégico do Brasil. Sim, pois a China tem um e dura mais de décadas. Inclusive a nova onda é se instalar me outros países. Fato!

Nos últimos anos o Brasil foi criando e levando o dia-a-dia normalmente, mas pequenas ações estratégicas foram feitas de forma desmedidas. As famosas "Bolsas Famílias" se mostraram uma muleta para a falta de produtividade. Basta conversar com qualquer empresário de qualquer porte, a falta de mão de obra qualificada é notória. Mas onde está essa população? Será que os programas de "bolsas" estão criando uma massa improdutiva? Lembram que recentemente um "boato" do fim da bolsa levou milhares de pessoas a sacarem os valores dos bancos e coincidentemente ocorreu mais no Nordeste.

Vinte um ano depois do Impeachment do Collor em 1992, ocorre um protesto sem ter um partido à frente, pelo menos é o que se mostra. E quem são os manifestantes? Estudantes que foram beneficiados por programas de cotas nas universidades, financiados pelos FIES, excelente e por assim vai? A política do Governo em promover a educação pública em que os alunos do ensino básico não repetem de ano, formam futuras bases da população atual. É uma nova geração que demora uma média de 20 anos para se formar. Coincidentemente, 20 anos! Se voltarmos 20 anos antes de 1992, chegaríamos no início da década de 70'. Período da Ditadura?

São apenas comentários e análises que mostram que os reflexos as ações e estratégias feitas hoje, geram reflexos na geração do futuro. Isso é Planejamento Estratégico, no caso do nosso Brasil. Não são 4 anos que fazem a diferença, mas 20 anos de uma falta de planejamento que geram ações como as atuais.

A dificuldade do Governo é que antes era fácil controlar a informação, mas com a facilidade da internet em disseminar informações e um pouco da educação que os programas ajudaram a promover, está claro: O Governo não previa, nunca preveu e ao que não se prevê, não há o que fazer, pelo menos por enquanto.

O que fazer para mudar os próximos 20 anos? Quem planejar com calma hoje e ajustar, saberá que a solução não está nos concursos públicos que lotam a dívida interna e nem nas políticas públicas que não visualizam um Brasil daqui 20 anos. Está na hora de levar o planejamento à sério e o Governo entender que o problema não é uma manifestação e sim a falta de uma planejamento estratégico de longo prazo. 

Enquanto isso, precisamos planejar sobre a nova geração.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
http://br.linkedin.com/in/jonylan

Conteúdo relacionado