No dia sem sacolas plásticas, a meta dos varejistas é reduzir, reutilizar e reciclar

quinta-feira, outubro 15, 2009 Jony Lan 0 Comments

O Grupo Pão de Açúcar, em parceria com a Plastivida, está desenvolvendo um projeto de sacolas mais resistentes como forma de diminuir a necessidade da utilização de embalagens plásticas.

Como resultado dessas ações, a empresa registra cerca de 1.200.000 unidades de sacolas retornáveis comercializadas em suas redes de super e hipermercados, sendo que 65% desse total no ano de 2009. Lançado na rede Pão de Açúcar, em 2005, o projeto já está disponível em todas as redes do Grupo - Extra, CompreBem, Sendas, ABC CompreBem e Assai. Para dimensionar a importância dessa iniciativa, uma sacola retornável chega a substituir até oito sacolas plásticas, o que neste caso significa a economia de mais de 10 milhões de embalagens plásticas e seu descarte no meio ambiente.

Na rede Pão de Açúcar, são sete opções de sacolas retornáveis - cinco em ráfia sintética, uma em algodão com a frase “eu sou uma sacola verde” e a sacola acoplável ao carrinho de compras. Pioneira com esse projeto em todo o varejo brasileiro, a rede é a campeã de vendas, com 590 mil unidades vendidas em quatro anos. A rede Extra oferece quatro modelos de ecobags, sendo dois deles confeccionados em material 100% PET e com parte da renda revertida a Casa Hope. O hipermercado registra, desde o lançamento da ação, em 2008, mais de 150 mil unidades de sacolas retornáveis vendidas em suas 105 lojas. E o mais novo participante da ação, o CompreBem, vem surpreendendo positivamente com a maior venda mensal de todo o Grupo. Com menos de um ano do lançamento do projeto na rede, já foram comercializadas 410 mil unidades - uma média de 37 mil unidades/mês. Os preços das sacolas partem de R$ 1,49.


Além do estímulo ao uso de sacolas retornáveis, há sete meses as lojas da rede Pão de Açúcar contam com sacolas plásticas mais resistentes que suportam 6 quilos de produtos ante 4,5 quilos na versão anterior. Na prática, isso significa que o consumidor poderá colocar em uma única sacola duas garrafas de 2 litros ou um pacote de cinco quilos de arroz, ao invés de utilizar duas ou mais sacolas para transportar essa mesma quantidade de produtos. "O programa já gerou uma redução de 30% no uso de sacolas plásticas na rede Pão de Açúcar”, destaca Pompilio. A iniciativa faz parte do Programa de Qualidade e Consumo Responsável das Sacolas Plásticas, desenvolvido pela Plastivida (Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos), com a parceria do INP (Instituto Nacional do Plástico) e da Abief (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis).

Programa de incentivo
Para incentivar o uso das sacolas retornáveis o programa de relacionamento Mais, da rede Pão de Açúcar lançou em março a campanha “Ganha pontos quem ajuda a preservar o planeta”. Os clientes participantes do programa que utilizam suas sacolas retornáveis ganham pontos que são trocados por vale-compras. A ação, que teve início em São Paulo no mês de março, já contabilizou mais de 1 milhão pontos em mais de 250 mil compras no período de sete meses. A iniciativa já se estende a outras cidades.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: GrupoPãodeAçúcar

Conteúdo relacionado