VW - a teoria da diversão, ações de branding e marketing

quarta-feira, outubro 14, 2009 Jony Lan 0 Comments

A tendência a cada dia é que o branding esteja relacionado à diversas ações ao mesmo tempo. Quem fala que faz branding, na verdade está fazendo marketing, com ações promocionais, de comunicação e que acabam por valorizar a marca, ou agregar mais valor ao brand da empresa.

Case Volkswagen
A estratégia foi dedicada à ideia de que algo tão simples como a felicidade é o caminho absoluto e mais fácil de levar as pessoas a mudarem. Que há a necessidade de tornar as coisas um pouco mais divertidas para ter que mudar para o melhor. Que não importa, desde que haja melhora. Para si, o ambiente ou o que quiser.

Baseado nesse briefing, a Volkswagen da Suécia resolveu criar a "Teoria da Diversão" (The fun theory). A mecânica foi simples, fazer vídeos em que as pessoas se divertiam por fazerem coisas simples, mas que beneficiam algo. Como subir escadas ou jogar o lixo na lixeira. Ou seja, usando o mobiliário urbano para as ações. O mais interessante é que não há quase nenhuma referência à marca nas ações, apenas o logo no final dos vídeos.

Milhões de pessoas já viram esses vídeos na internet. Veja os resultados das ações, se motive, se inspire e mãos à obra. Os vídeos estão publicados no canal do RabiscosdeMKT no youtube.

Case do Piano escada
"Tomar as escadas em vez do elevador ou escadas rolantes e se sentir melhor" é algo que muitas vezes você ouve ou talvez lê nos cadernos de domingo. Poucas pessoas seguiriam este conselho. Podemos obter mais pessoas pegando mais as escadas do que a escada rolante em um dia normal em Estocolmo, tornando-a mais divertida do que usar as escadas rolantes?


Case do Lixo profundo
Jogar lixo em uma lata de lixo, em vez de jogar no chão não deve ser razoavelmente tão difícil. Surpreendentemente, muitos ainda não fazem isso. Podemos conseguir que mais pessoas joguem o lixo no lixo, em vez de jogarem no chão, tornando-o mais divertido?

Viu como tornar alguns hábitos mais divertidos e beneficiar a sociedade ao mesmo tempo? Pense nisso, ideias simples e divertidas para envolver as pessoas e valorizar as marcas. Resultado, exposição da marca de forma light e moderna. Eu recomendo.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com
www.MKTmais.com

Conteúdo relacionado