Pão-duro sustentável, seu dinheiro na era da sustentabilidade

sexta-feira, outubro 16, 2009 Jony Lan 0 Comments

NagibMisture as ideias. Não existe uma pessoa que não goste de ganhar dinheiro. E não gastar mais do que se ganha é melhor ainda. Porém na atual situação do cenário econômico é preciso pensar bem como empregar os recursos financeiros. Ainda mais quando esse cenário está atrelado a outro, de esgotamento das reservas do planeta.

Pão-duro sustentável, seu dinheiro na era da sustentabilidade

Para explicar como conseguir realizar a façanha de proteger o planeta e seu próprio bolso, Gustavo Nagib, o pão-duro mais conhecido do Brasil, escreveu o livro “A economia sustentável do seu dinheiro – Tudo o que você precisa saber para fazer mais por menos”, lançamento da Matrix Editora.

O dinheiro está presente em nossas vidas o tempo todo. O pão-duro é aquela pessoa que lida de forma diferente com ele. “Ainda mais agora, ser pão-duro é sinonimo de equilíbrio financeiro, de saber usar o que se tem e o que está ao nosso redor” – afirma o autor.

MKTmais estrevistou Nagib com três perguntas simples:

MKTmais.com - Como um pão duro economiza sem amigos, parentes e outras pessoas?
Gustavo Nagib: Se a dica puser em risco amigos, parentes, convívio social é porque extrapolou. Aí está a diferença daquele pão-duro das antigas, hoje o avarento, e o pão-duro que defendo e sou: o cidadão que buscar consumir sem ser consumista.

MKTmais.com - Como um pão duro exerce a liderança para ser um empresário bem sucedido?
Gustavo Nagib: Acredito que mostrando aos liderados a importância daquelas medidas, no caso as econômicas. Quando tive uma escola de natação e hidroginástica, eu era o que mais brigava pelo aumento dos professores. Enxugava em pequenos desperdícios que não eram percebidos para melhor remunerar. A partir do momento que todos entendem a mensagem do fazer MAIS por MENO$, flui.

MKTmais.com - Quais as principais dicas comportamentais para gastar de forma sustentável?
Gustavo Nagib: Primeiro ponderar no que se vai fazer na tentativa do economizar. A grande preocupação atual é em relação à água, isso não significa que não se vá tomar banho. Ter consciência de que consumo mais do que nunca acorda com a gente, mas consumismo é uma opção contra o seu bolso e o planeta. Se há prazer em ter dezenas de calças, por exemplos, posso garantir que o prazer é ainda maior quando se torna automático separar o lixo em casa e saber que aquilo separado terá utilidade e prolongará nossos recursos naturais. É enxergar a vida com os olhos, não com a lista do que se tem.

Com muito bom humor a obra mostra que o pão-duro moderno não é um sovina, mas uma pessoa que sabe usar seus recursos de forma inteligente. E você, é pão-duro?

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado