Marketing: Cartão pré-pago chega à saúde, uma alternativa ou uma oportunidade aos planos de saúde?

terça-feira, julho 13, 2010 Jony Lan 0 Comments

Sabe quando você vai a uma loja de varejo e você vê lá, meio que perdidos, os cartões presentes? Pois é, nada mais são do que cartões pré-pagos, com cargas para que sejam usufruídos.

Essa "novidade", não chega a ser uma inovação, mas talvez possa ser para a área de saúde. Para lembrá-lo, os cartões de telefones, aqueles para ligar do orelhão, também são cartões pré-pagos.

No mundo do marketing e do incentivo, os cartões de premiações, que foram "proibidos" pela legislação, também são cartões pré-pagos, com cargas em dinheiro pré-determinadas. Quem nunca ouviu falar dos "Top Prêmios"? Não eram cartões, mas o conceito era o mesmo, um "vale" para trocar por algo.

Quem usa transporte público também já usufrui dos benefícios do cartão pré-pago. Os famosos vales alimentação, são sistemas pré-pagos que dependem de uma rede onde se possa usufruir dos benefícios.

Pensando assim, focando em quem não tem acesso aos planos de saúde pode ter no cartão pré-pago saúde uma alternativa para um atendimento médico de melhor qualidade com preços acessíveis.

O cartão, desenvolvido pela APPI, uma empresa de tecnologia. De acordo com o diretor da divisão de Saúde da empresa, Alberto Techera, o produto tem como público alvo as classes D e C-, cuja renda varia entre R$ 500 e R$ 2.500.

Como funciona? Para ter acesso ao cartão, o consumidor deve procurar prestadores de serviços, como farmácias e planos de saúde, ligados à APPI, a exemplo da Unimed Rio ou da rede Extrafarma. O custo do cartão varia conforme a rede distribuidora, mas na maior parte dos lugares o plástico é gratuito, diz Techera.

Feito isso, o consumidor poderá colocar créditos no cartão e utilizá-lo na rede credenciada quando houver necessidade, sendo que não há um valor mínimo de crédito a ser adicionado.

Como vantagens, o diretor aponta a falta de mensalidade, a autonomia entre o cliente e o prestador de serviço, a segurança, além da oferta de um programa de fidelidade com premiação e ganhos financeiros na utilização do cartão. Já para o prestador de serviço, o benefício está na garantia do recebimento, que se dá em até dois dias depois da consulta, frente aos 30 dias habituais dos planos de saúde.

Ainda segundo Techera, o cartão pré-pago já pode ser encontrado em parte do Sudeste, Norte e Centro-Oeste e deve atingir a totalidade do Brasil até o final de 2011.

Na minha análise, ele é uma boa oportunidade para um problema Brasileiro, a falta de saúde pública de qualidade. E por mais barato que seja, alguém tem que lucrar, assim, problemas com a rede de atendimento e um bom sistema de atendimento ao cliente podem se tornar problemas crônicos no futuro. Antes de aventurar a experimentar o produto, busque conhecer melhor a operação. Para quem quer abrir algo parecido, não esqueça que mesmo que comprem um cartão e coloque créditos, o que vale é a lei do consumidor. Pisou na bola, é processo na certa.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Infomoney

Conteúdo relacionado