Marketing promocional: Neymar, Ganso e Robinho lançam bonecos em shopping center com tumulto e tietagem.

segunda-feira, julho 19, 2010 Jony Lan 0 Comments

A desorganização marcou a passagem dos santistas Neymar e Paulo Henrique Ganso no shopping Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, na última sexta-feira. O lançamento dos bonequinhos oficiais dos garotos - e de Robinho, que não compareceu - atraiu cerca de mil fãs a uma loja de brinquedos . No entanto, os torcedores não puderam ter contato direto com os ídolos, e a confusão foi grande. O local não estava preparado para receber tanta gente, e os funcionários se mostraram assustados com a repercussão do evento.

- Conseguir sair vivo do shopping, estava lotado! - postou Neymar no Twitter, dando uma boa noção do cenário.

O encontro estava marcado para as 11h30m. Antes disso, centenas de fãs - a maioria formada por meninas adolescentes - já lotavam a frente da loja esperando por uma foto ou, pelo menos, um autógrafo de Neymar e Ganso. Às 13h, a dupla chegou cercada de expectativa e com dezenas de jornalistas à espera. Muito assediados, eles posaram para fotos e ficaram apenas 20 minutos dentro da loja - na maior parte do tempo, respondendo sobre uma possível convocação para a Seleção Brasileira.

- Seleção é sempre um sonho, mas vou deixar as coisas acontecerem naturalmente. Sei que ela virá, mas preciso ter calma - afirmou Ganso, em meio à confusão de repórteres e fotógrafos.

Na mesma linha, Neymar falava da possibilidade de vestir a camisa do Brasil.

- Vamos esperar, quero fazer um bom campeonato pelo Santos para seguir sonhando com a Seleção - disse o atacante, sempre sorridente.
Seleção é sempre um sonho, mas vou deixar as coisas acontecerem naturalmente. Sei que ela virá, mas preciso ter calma". Ganso

Do lado de fora, uma multidão se espremia para ver os jogadores, já que a entrada de torcedores não foi permitida. Alguns tentaram forçar a porta de entrada para que ela fosse arrombada. Uma garota chegou a desmaiar e foi socorrida pelos seguranças.

A dupla foi embora rapidamente, e o tumulto só aumentou. Notando a saída de Neymar e Ganso, os torcedores começaram a se dirigir para os fundos da loja, fora do shopping. Dessa forma, todos que estavam dentro do local ficaram presos por mais de meia hora, sem poder sair.

Os bonecos serão vendidos por R$ 39,90. Nas miniaturas, Robinho veste a camisa 7, Ganso usa a 10, e Neymar, a 11. As caixas vêm autografadas de fábrica. É um consolo para os fãs que, sem assinaturas reais dos craques, tiveram de se contentar em vê-los apenas através do vidro da loja.

Esse foi um evento que teve um efeito muito bom. Se fosse eu organizando, iria adorar. Quanto mais tumulto, melhor. Claro que há como fazer com que a multidão seja mais bem organizada. Poderiam ter combinado um tempo maior dos craques ficarem na loja, autografando de verdade seus bonecos. Isso aumentaria a compra dos bonecos na mesma hora e aumentaria a "atenção" na extensão da mídia espontânea. Fica a lição para a loja Ri Happy. Se a multidão tivesse comprado os bonecos a repercussão seria maior ainda.

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Globo Esporte

Conteúdo relacionado