LATAM - Fusão da TAM com a LAN faz ações da TAM subir mais de 27% em um dia

segunda-feira, agosto 16, 2010 Jony Lan 0 Comments

As ações da TAM subiram 27,6%, a R$ 36,20. A nova empresa, resultante da fusão, já nasce com 40 mil funcionários e vai oferecer serviços de transporte aéreo de passageiros para mais de 115 destinos em 23 países, e serviços de transporte de carga para o mundo todo.

Fusão: a TAM deixará de ter suas ações listadas na Bovespa, bem como as ADRs em São Paulo - A TAM informou oficialmente ao mercado que celebrou um memorando de entendimentos com a LAN com a finalidade de regular os termos e condições para a negociação da combinação das atividades das companhias.

A LAN terá sua denominação social alterada para Latam. As marcas TAM e LAN Airlines serão mantidas, uma vez que cada companhia continuará a atuar com sua respectiva marca. O grupo formado por meio da operação vai oferecer serviços de transporte aéreo de passageiros para mais de 115 destinos em 23 países, e serviços de transporte aéreo de carga.

O acordo prevê uma oferta pública de permuta de ações, com o objetivo de cancelar o registro de companhia aberta da TAM. A permuta envolverá as ações preferenciais em circulação - incluindo as detidas pelos controladores da TAM. Também envolverá as ações ordinárias em circulação, até o limite de 20%, conforme determina a lei brasileira. A TAM deixará de ter suas ações listadas na Bovespa, bem como as ADRs em Nova York. Haverá apenas as BDRs negociadas no mercado brasileiro.

Os acionistas controladores realizarão a administração da Latam de forma compartilhada, alinhados em todas as atividades deste novo grupo: Mauricio Rolim Amaro, atual vice presidente do conselho de administração da TAM, será o presidente do conselho de administração da LATAM, e Enrique Cueto, atual vice presidente da LAN será o CEO/vice presidente executivo da LATAM. A TAM e a LAN, individualmente, manterão as estruturas atuais de administração e governança corporativa:

Além das aprovações regulatórias necessárias para cumprimento da legislação chilena, a operação será submetida a aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC e dos orgãos que compõem o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência.

Agora sim, a competição no setor de aviação ganhou um contorno internacional e se a GOL não se mexer rapidamente, a "tacada" da TAM vai aumentar a sua competitividade a ponto de nenhuma outra empresa nacional conseguir alcançá-la. Mas a GOL ou a própria Azul podem apresentar novas estratégias e alianças internacionais para se equiparar com a TAM. E claro, a concorrência também pode se aproveitar dessa fusão para ser mais ágil e emplacar novas ações.

Abs,

Jony Lan
Consultor em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: EXAME.com

Conteúdo relacionado