Erro estratégico: Gol troca software que controla escala da tripulação e causa atrasos

terça-feira, agosto 03, 2010 Jony Lan 0 Comments

Gol troca software de agendamento da tripulação, erra na configuração e causa atrasos em cadeia que "explodiram" nesta segunda (2). Quando os softwares são mal simulados e planejados, tudo pode acontecer.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informa que, dos 2.360 voos domésticos marcados nos principais aeroportos do país até as 23h desta segunda-feira (2), 614 sofreram atrasos de mais de 30 minutos -- o equivalente 26% do total. Outros 140 voos foram cancelados (5,9%).

Em nota, a Infraero informou que "está monitorando os transtornos ocorridos nesta segunda-feira em função dos atrasos nos voos da companhia aérea Gol". Dos 818 voos da companhia aérea previstos até as 23h, 430 atrasaram (52,6%) e 102 (12,45%) foram cancelados.

De acordo com a Gol, os atrasos são reflexos do intenso tráfego aéreo na sexta-feira (30), quando a empresa teve de transferir algumas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, para o Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo.

A assessoria da Gol disse que, na sexta, as tripulações atingiram o limite de horas de trabalho e não puderam seguir viagem. A Gol aponta também o aumento no movimento com o fim das férias escolares. Mas na verdade o problema foi do software alemão migrado recentemente.

Anac
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) cobrou explicações da Gol sobre os atrasos e cancelamentos de voos e informa que também está acompanhando a situação nos aeroportos. De acordo com a agência, a companhia informou que houve "um problema no software que processa as escalas de trabalho de seus tripulantes, durante o fim de semana". A legislação prevê, segundo a Anac, que um tripulante de avião a jato não pode exceder 85 horas de voo por mês, 230 horas por trimestre e 850 horas por ano.

A agência afirma ainda que, caso o passageiro tenha queixas em relação ao atendimento, pode registrar a queixa pelo telefone 0800-725 4445 ou pela internet.

No final das contas, alguém vai ser demitido?, a Gol vai contingenciar as reclamações e alguém vai ter aprendido que migrar software é crucial, mas se algo der errado, o risco é grande. Está aí, um case de implantação de software desastroso em função das consequências causadas.

Abs, 

Jony Lan 
Consultor em estratégia, marketing e novos negócios 
jonylan@mktmais.com

Fonte: G1

Conteúdo relacionado