Estratégia de marketing: ALE surpreende torcedor no Engenhão | Entrevistamos o Diretor de Marketing da ALE

sexta-feira, agosto 27, 2010 Jony Lan 0 Comments


As estratégias de marketing sempre ajudam no branding e no relacionamento da marca, essa relação é direta ou indireta, mas sempre irá acontecer.

Durante os intervalos de 20 jogos do Campeonato Brasileiro, serão sorteadas 400 cortesias para o estacionamento; ação faz parte de estratégia de relacionamento prevista para o patrocínio do estádio

A ALE, quarta maior distribuidora de combustíveis do Brasil, preparou uma surpresa para os torcedores que acompanham a principal disputa de futebol do país. Durante 20 jogos do Campeonato Brasileiro no Stadium Rio, conhecido popularmente como Engenhão, a companhia irá sortear 400 cortesias para o estacionamento. Nos intervalos das partidas, a torcida deve ficar atenta aos avisos sonoros e ao telão instalado no campo. Eles anunciarão os sortudos que terão a vaga bancada pela ALE, patrocinadora oficial do estádio. Serão 20 sorteios por jogo. A promoção já vale para a disputa do próximo sábado, 21 de agosto, entre Botafogo e Avaí, às 18h30.

Na entrada do estacionamento do estádio, serão distribuídos panfletos que informam sobre a iniciativa. Com os dizeres “Hoje você vai torcer até no intervalo”, chama a atenção de forma bem humorada e explica a mecânica da ação. A iniciativa integra o planejamento de marketing da companhia, que preparou uma série de ações para beneficiar o público do estádio. O objetivo é surpreender o torcedor com ações que conquistam a simpatia e reforçam o espírito festivo do futebol.

O patrocínio ao Engenhão dá continuidade a ações de incentivo ao esporte realizadas pela companhia nos últimos anos. Com a parceria, a ALE se consolida como empresa de valores ligados ao futebol, como espírito jovem, vitalidade e ousadia, sendo a patrocinadora de todos os torcedores, independentemente do time.

Patrocínio Engenhão
Desde julho deste ano, a ALE é a patrocinadora oficial do Estádio Olímpico João Havelange – Stadium Rio, conhecido popularmente como Engenhão. O estádio, que é o segundo maior do Rio de Janeiro, receberá jogos de todos os times cariocas e eventos culturais quando o Maracanã estiver fechado para reformas de expansão para a Copa do Mundo de 2014.

A marca ALE está impressa em 73 painéis publicitários nas áreas interna e externa do estádio, incluindo principais acessos, bilheterias, corredores, áreas de circulação, camarote e estacionamento. Também estão sendo realizadas ações promocionais e de marketing de guerrilha, que devem surpreender todas as torcidas que frequentam o estádio. Com a parceria, a ALE se consolida como empresa de valores ligados ao futebol, como espírito jovem, vitalidade e ousadia, sendo a patrocinadora de todos os torcedores, independentemente do time.

MKTmais.com entrevistou Carlos Eduardo Cotta, diretor de MKT da ALE.

MKTmais.com | O que motivou a ALE a investir em ações nos estádios de futebol?
Cotta | Nos últimos anos a ALE optou por reforçar sua presença de marca nas áreas de esporte e entretenimento, em especial, no futebol. Porém, desde nossas primeiras investidas nessa área, mais que se associar aos clubes, sempre buscamos nos aproximar do público. Nada melhor do que o patrocínio de um estádio para promover essa relação com torcedores de diversos times. A partir de interações e experiências que promovam a identificação com a marca ALE, pretendemos, com ações inovadoras, nos aproximar desse público e nos consolidar como a bandeira de todas as torcidas do Brasil.

MKTmais.com | A ALE pretende multiplicar esse tipo de ação em outros estádios?
Cotta | Essa é uma das possibilidades dentre diversas avaliadas com frequência. Para a ALE, o mais importante é desenvolver ações de patrocínio que nos permitam inovar na aproximação com os torcedores. É isso que estamos buscando.

MKTmais.com |  Atualmente a empresa faz uso das leis de incentivos fiscais para o apoio aos esportes e se sim, por que acha isso importante?
Cotta | Sim. A ALE acredita que existem ótimos projetos incentivados ligados ao esporte que devem ser apoiados pela empresa como mais uma forma de demonstrar seu interesse em investir nessa área. O Instituto Superar e atletas paraolímpicos recebem apoio da ALE por meio de incentivos fiscais e muitas ações foram desenvolvidas para aproximar a marca de torcedores em todo o país. A rede social Acesse (www.acesse.org.br) é uma das iniciativas mais recentes.

Assim como a ALE, diversas empresas entendem, usam e sabem aproveitar a unição das estratégias de marketing com os benefícios fiscais disponíveis e que facilitam a vida de muitas ações possíveis. Existem mais de 10 incentivos fiscais que favorecem e incrementam as verbas de marketing de qualquer empresa. Há grandes empresas em que as verbas de marketing são quase nada e poucos sabem que podem aproveitar os benefícios financeiros disponíveis na própria empresa, oportunidades que são desperdiçadas mensalmente e anualmente. Se a sua empresa não faz nada, saiba que há muitas possibilidades de incrementar a verba de marketing. Pergunte-me como!

Sobre a ALE
A ALE é a quarta distribuidora de combustíveis do Brasil filiada ao Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes). Com uma rede de cerca de 1.700 postos em 22 Estados brasileiros, a companhia fechou 2009 com faturamento da ordem de R$ 7 bilhões. Por mês, a empresa, que gera 12 mil empregos diretos e indiretos, comercializa e distribui 350 milhões de litros de combustíveis a 5 mil clientes.

Em 2008, a ALE adquiriu os 327 postos da multinacional Repsol no Brasil e concluiu a aquisição da distribuidora catarinense Polipetro, com 130 postos em Santa Catarina e Paraná. Esses negócios aceleram os planos da companhia de atingir, em 2012, faturamento de R$ 8,1 bilhões e uma rede com 2.500 postos.

Abs,

Jony Lan 
Consultor em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Interface Comunicação

Conteúdo relacionado