Falta de planejamento: Brasil pode viver "apagão postal" a partir de novembro de 2010

segunda-feira, agosto 30, 2010 Jony Lan 0 Comments

O Brasil corre o risco de viver um "apagão postal" a partir de 10 de novembro, quando se encerra o contrato dos Correios com as 1.424 agências franqueadas em todo o país. Isso é o que eu chamo de erro de planejamento estratégico. Não é possível uma empresa monopolista não verificar esse tipo de problema eminente. É como uma bomba, que tem data e hora para explodir.

Está em curso uma licitação para novos franqueados, mas na maior parte do país há liminares que impedem a conclusão do processo. A expectativa da estatal é regularizar só 400 novas agências até novembro.

"O risco de apagão existe e é muito grande", diz o diretor institucional da Associação Brasileira de Franquias Postais (Abrapost) em Minas Gerais, Eduardo Kalab Castello. Ele explica que o processo de licitação começou em abril, mas foi suspenso pela Justiça por problemas no edital. Os mais graves são a exigência de agências muito maiores que as atuais e com um número de funcionários reduzidos.

Em Minas Gerais, a liminar foi cassada e o processo de licitação está em curso. Mesmo assim, Castello diz que o risco de apagão permanece, porque serão necessários pelo menos seis meses para que os vencedores adequem as agências atuais às novas exigências. Antes de cumprir tudo que está previsto no edital, as agências não podem funcionar.

Outro risco é de questionamentos posteriores à divulgação do resultado da concorrência. "Podemos participar da licitação, mas a dúvida é se vamos ou não assinar os contratos", diz.

As agências franqueadas em Minas Gerais têm cerca de 3.000 funcionários e, com o novo modelo, 2.000 devem ser demitidos. Em todo o país, cerca de 20 mil pessoas correm o risco de serem demitidas.

Outro lado
Os Correios afirmam que não há risco de apagão postal. A estatal informou que está preparada para atender à população depois de 10 de novembro, quando se encerram os atuais contratos com os franqueados, e não há risco de um "apagão postal".

Para que a população não seja prejudicada, os Correios colocarão em prática um plano de contingência para garantir, de forma satisfatória, o atendimento, o acesso e a comodidade dos cidadãos aos serviços postais, bem como assegurar o cumprimento de todos os acordos comerciais até que a empresa possa recompor integralmente a sua rede de atendimento", diz nota da empresa. Os Correios salientam ainda que a licitação está sendo realizada por "determinação legal e judicial".

Novo perfil
A era digital mudou o perfil dos Correios. O envio de cartas não comerciais caiu 19% de 2006 a 2009, enquanto o volume de encomendas e cartas comerciais subiu 13%no mesmo período.

Um fato simples de apurar é que os serviços públicos possuem uma deficiência, elas não se planejam de forma integrada, ou seja, ano passado ela já sabia que teriam mudanças com as franqueadas, mas parece que só agora esse problema veio à tona. Espero que o mesmo não aconteça com as necessidades de infra-estrutura para a COpa de 2014. Faltam menos de 4 anos e quase nenhum estádio está sendo reformado.

Abs,

Jony Lan
Consultor em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: O Tempo

Conteúdo relacionado