Efeito competitividade | queda das taxas de operadoras de cartões pode atingir ações de Redecard e Cielo

segunda-feira, novembro 29, 2010 Jony Lan 0 Comments

Em competitividade, quando a variável preço se torna um diferencial na preferência pelos clientes, a competitividade pode ser tão grande que alguém sempre sai perdendo. Preço, não pode ser o único diferencial. Exemplo? As Casas Bahia não tem preço baixo, tem parcelas que cabem no bolso.

Os efeitos do acirramento da concorrência no setor de cartões devem continuar afetando as ações de Redecard e Cielo. A conclusão é da corretora Ágora após a análise dos resultados trimestrais das maiores operadoras de cartão do Brasil. As ações de ambas tiveram seu preço-alvo rebaixado: de 22,60 reais para 19,20 (CIEL3) e de 36,10 reais para 30,80 reais (RDCD3).

Ambas as ações receberam recomendação de manutenção. O analista ressalta a queda maior nas taxas coletadas pela Redecard. “A Redecard deve ter um retorno maior em volume que em receita, uma vez que se concentra em lojistas de grande porte, que cobram taxas menores”. No entanto, “a tendência declinante deve atingir também a Cielo”.

Também na avaliação da Ágora, a competição no setor continuará polarizada entre as duas líderes. “A entrada de outros nomes ainda é incerta”. Num cenário conservador projetado para 2014, os concorrentes devem capturar 15% da fatia de mercado. Os resultados trimestrais apontam divisão de mercado em volume de negócios em 53% para a Cielo e 47% para a Redecard.

No mundo dos milhões, cada ponto percentual vale um bônus no final do ano. Quem vai virar? Cielo ou Redecard?

Abs,

Jony Lan Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado