Database Marketing | Pão de Açúcar vai conhecer hábitos do cliente pelo CPF do cartão de fidelidade Mais

terça-feira, novembro 30, 2010 Jony Lan 0 Comments

Finalmente!
O Grupo Pão de Açúcar firmou uma parceria com a dunnhumby para utilizar com exclusividade no Brasil uma solução que permite conhecer detalhadamente os hábitos de compra dos consumidores. Em outros países, já é utilizada por redes como Casino – que possui participação no Pão de Açúcar –, Tesco e Kroger.

Com a utilização da ferramenta, o objetivo é, a partir do maior conhecimento do cliente, desenvolver ações em parceria com fornecedores, que tragam benefícios em sortimento, preços e promoções, resultando em aumento de vendas. Ou seja, os supermercados poderão cobrar mais margem dos seus fornecedores. Fantástico!

Para se ter uma ideia, a experiência em outros países aponta que o uso da solução da dunnhumby costuma elevar de 1% a 15% as vendas nas categorias em que é aplicada. A projeção do GPA é aumentar em 10% o consumo em segmentos como sorvetes, material de limpeza, sabão para lavar roupas, cremes dentais, massas, óleos, iogurtes, pratos prontos, desodorantes, fraldas e café.

De acordo com matéria do Portal IG, as informações obtidas pela dunnhumby são “vendidas” para os fornecedores, que podem traçar estratégias de marketing mais dirigidas e eficientes. Segundo Adriano Araújo, diretor comercial da dunnhumby no Brasil, trata-se de uma parceria tríplice, em que os três lados envolvidos obtêm resultados – o Grupo Pão de Açúcar, os fornecedores e a dunnhumby.

O sistema funciona assim: as informações são obtidas pelo CPF dos clientes cadastrados no programa de fidelidade Mais, porém a identificação deles não é fornecida pelo Grupo Pão de Açúcar para manter o sigilo pessoal. “O CPF é codificado antes de ser repassado para a dunnhumby e para os fornecedores. Assim, o que recebemos é um código”, afirma Araújo.

Para Cristina Serra, diretora de marketing do GPA, um dos motivos que levou a empresa a adotar a solução da dunnhumby foi o crescimento econômico do País, estimulado pelo consumo interno. "Queremos preparar nossas lojas para que possam ajudar os clientes a comprar melhor e continuamente oferecer uma experiência de compra diferenciada que possibilite sua fidelização”, diz a executiva.

Finalmente o cartão de fidelidade Mais vai se tornar o que realmente os cartões de fidelidade de supermercados deveriam fazer, conhecer bem os hábitos de consumo dos seus clientes. O seu cartão de fidelidade não faz isso?

Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: SM, IG

Conteúdo relacionado