Promoção via SMS | Ultragaz dá casa, carro e vales-gás

segunda-feira, novembro 01, 2010 Jony Lan 0 Comments

Para consolidar a preferência do consumidor na região que abrange 352 cidades do interior paulista, Alto Tietê e Santo André, aumentar o market share e estreitar o relacionamento comercial com as revendas da região, a líder do segmento de gás LP no país, acaba de lançar a promoção “Escolha Premiada Ultragaz”.

Criada em parceria com a Netza Comunicação Integrada, a promoção acontece de outubro a fevereiro de 2011 e vai distribuir centenas de vales-Ultragaz instantâneos, 4 carros 0km e uma casa no final. Apostando na força das promoções com participação via celular, a mecânica é simples: adquirindo o botijão de 13 quilos Ultragaz em uma das 780 revendas participantes, o consumidor ganha uma raspadinha e pode faturar na hora a recarga grátis do botijão. Enviando o código do cupom por SMS ele concorre ainda ao sorteio mensal de carros e no sorteio final, uma casa com um carro na garagem.

“Apostamos na tecnologia mobile porque a participação é mais barata (R$ 0,31 + tributos contra aproximadamente R$ 0,70 para envio de uma carta postal) e mais prática para um público”, explica Fernando Ribeiro dos Santos, sócio diretor da Netza.

A ação foi desenvolvida para envolver o revendedor Ultragaz e garantir a assessoria na implantação da campanha em sua região de cobertura. Foram produzidas faixas para fachada de revenda e frota, banners, coletes para os vendedores e flyers promocionais. Além desse material, um plano de mídia divulga a promoção que tem como garoto propaganda, Luigi Baricelli, que vai pessoalmente entregar o prêmio final ao contemplado.

“A estratégia foi oferecer um volume de prêmios atrativos e demonstrar na comunicação que a Ultragaz é a melhor escolha da consumidora. A ação garante ainda premiações para o vendedor, valorizando a parceria e compromisso com a marca”, finaliza Santos.

Essa é uma promoção que toda empresa gostaria de fazer sempre, mas sempre esbarra na verba. As premiações quase sempre não fogem do que o brasileiro gosta, casa e carro. O carro tem um preço estimado, mas já a casa, com o boom imobiliário, esse tipo de promoção tem ficado cada dia mais caro. Mas por incrível que pareça, o que consome mais a verba da campanha é a mídia. As inserções nas mídias televisivas podem consumir mais da metade da verba da campanha. Assim, quando pensar nesse tipo de ação promocional, pense em como irá ativar a promoção nos clientes potenciais. Quanto mais calcular, mais probabilidade terá em alcançar o objetivo, vender e divulgar.

Veja as demais peças que compõem essa ação da Ultragaz:





E aí, vai animar de fazer uma promoção como esta?


Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Conteúdo relacionado