Estratégia no Varejo | Eletro Shopping busca expansão no Nordeste

quinta-feira, novembro 04, 2010 Jony Lan 0 Comments

Nos últimos três anos, a Eletro Shopping adotou postura agressiva nos seis Estados do Nordeste onde atua. A varejista de eletroeletrônicos e móveis comprou lojas de dois concorrentes e mantém uma média de 50 inaugurações ao ano. Até 2014, a meta é cobrir toda a região.

À frente do negócio está Richard Saunders, filho de um inglês que trabalhava com exportações e de uma professora carioca. Após quatro anos de intercâmbio nos EUA, Saunders assumiu as lojas de material de construção do pai, e conseguiu reverter os prejuízos. Em 1994, visitou uma feira de eletroeletrônicos em Recife e decidiu investir no segmento. “O momento era muito bom para o setor. No primeiro mês da Eletro Shopping, vendi mais do que em um ano nas lojas de material de construção”, lembra. No final daquele ano, decidiu deixar o antigo ramo.

No começo, a expansão se deu com uma iniciativa inusitada. Em vez de espalhar lojas por vários bairros de Recife, Saunders abriu duas unidades próximas com nomes diferentes, para dar sensação de concorrência no bairro de Casa Amarela, um dos mais populosos da capital pernambucana. Com a iniciativa, transformou o local em destino para quem procurava eletroeletrônicos, um público que antes se dirigia a outro ponto da cidade.

Desde 2000, a rede atua também fora de Pernambuco. Em 2007, adquiriu 28 lojas da rede Grande Lar. Outra aquisição importante aconteceu no começo deste ano: 31 pontos da Hermol.

Hoje, Saunders analisa possibilidades de aquisição no Ceará e na Bahia. Sua maior concorrente é a Máquina de Vendas, que reúne Insinuante e Ricardo Eletro. A Eletro Shopping deve fechar 2010 com R$ 800 milhões em faturamento em suas 135 lojas.

Enquanto a Eletro Shopping tiver fôlego ela continuará crescendo e se expandindo na região que mais aumenta o poder de compra.


Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: O Estado de S. Paulo

Conteúdo relacionado