Construindo comportamento | Brasileiros começam a aderir a cores mais fortes de #carros

segunda-feira, novembro 29, 2010 Jony Lan 0 Comments

Por que um comportamento é "construído"? Simples, quando uma empresa começa a mostrar em suas propagandas, toda vez que lança um carro novo, só cores fortes, isso significa que quer mostrar que você pode ser diferente, assim como o novo carro é diferente. Quem gosta de ser exclusivo e diferente, com certeza irá comprar a ideia. Imagine que você gosta de novidades e o carro novo do momento só tem na cor amarela. O que você faz? Compra o amarelo disponível para pronta-entrega ou espera 45 dias para a cor mais sóbria?  Isso faz parte da estratégia de marketing das empresas. Um carro amarelo na multidão de carros cinzas, por exemplo, se destaca mais que os outros, óbvio!

Com isso, o consumidor brasileiro começa aos poucos a buscar tonalidades mais alegres na multidão de carros prata, preto e cinza que invade as ruas do país. Modelos vermelho, laranja, amarelo e verde sobressaem na frota e até os brancos ganham adeptos.

A mudança é lenta, mas anima montadoras e fabricantes de tintas. Na linha Fiat, as variações de cinza (prata, grafite, chumbo) respondem por até 60% das vendas. No caso do novo Uno, lançado em maio, o comportamento do consumidor é diferente.

De acordo com o diretor de produto da Fiat, Carlos Eugênio Dutra, variações de prata e cinza correspondem a 40% das vendas do novo Uno, enquanto o vermelho fica com 20% e o amarelo, o verde e o preto com 10% cada. Azul e outras cores respondem por 5% cada.

A General Motors prepara para a linha 2012 duas novidades em tons vermelho, um sólido e outro metálico. "De três anos para cá, começamos a ver mudanças na preferência dos consumidores por carros mais coloridos", afirma a gerente de Color & Trim da montadora, Cristina Belatto.

"Os brasileiros romperam a barreira do preconceito e estão se abrindo mais para cores diferentes", constata o gerente de planejamento de marketing da Volkswagen, Fabrício Biondo.

Com o aumento da renda, principalmente da classe C, a que mais compra carro novo atualmente, Biondo diz que os consumidores passaram a analisar melhor as opções de cores oferecidas pelas empresas. "As pessoas começaram a se dar ao luxo de escolher um produto da cor que gostam, que gera maior satisfação", avalia Biondo.

Considerada característica única do mercado brasileiro, de acordo com as fabricantes, veículos coloridos se desvalorizam mais na hora da revenda.

O vice-presidente da GM, José Carlos Pinheiro Neto, diz que um automóvel vermelho perde no mínimo 5% na revenda em relação a um similar neutro. Ainda assim, a montadora não deixará de investir nas tonalidades mais fortes.

E a sua empresa, já está preparada para pensar dessa maneira? Colher os frutos depois de anos investindo em comportamento de compra?

Abs,

Jony Lan Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: O Tempo

Conteúdo relacionado