Expansão por aquisição | Cencosud compra mais duas lojas em Salvador e investe em um novo canal de vendas, o atacarejo

segunda-feira, novembro 22, 2010 Jony Lan 0 Comments

O grupo chileno Cencosud, dono do GBarbosa e do Bretas, adquiriu duas unidades de atacado da rede baiana Hiperideal e quatro filiais do Gigo Supermercados, nas cidades de Juazeiro (CE) e Petrolina (PE).

O Grupo Serrana, dono do Hiperideal, pretende focar seus investimentos no formato de hipermercado. Daí a varejista negar a intenção de se desfazer dos nove hiper localizados na capital baiana.

A expectativa do mercado é de que o Cencosud converta as unidades adquiridas do Hiperideal em atacarejo, formato híbrido entre atacado e varejo.


Com a aquisição do Bretas, no mês passado, a empresa chilena se fortaleceu na quarta posição do ranking brasileiro do autosserviço, ampliando a distância em relação ao quinto colocado, o Zaffari, do Rio Grande do Sul. O GBarbosa está atrás apenas das três gigantes: Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart.

Pelo visto uma das estratégias do Cencosud é a de diminuir as distâncias entre as suas concorrentes, Cafferou, Pão de Açúcar e Walmart, todas as 3 líderes em faturamento no Brasil investiram nos últimos anos na ampliação de seus canais comerciais. Todos possuem o canal de "atacarejo" em seu portifólio. Se o Cencosud quer entrar para o clube, terá que continuar com outras estratégias, como o e-commerce. Pelo visto há muitas coisas para se fazer, mas o roteiro não tem segredos, quer pagar para ver?

Abs,



Jony Lan 

Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: IG, SM

Conteúdo relacionado