Pós-Venda | VW 'importará' ao Brasil programa global de venda de usados da marca

sexta-feira, agosto 09, 2013 Jony Lan 0 Comments

É fato, trazer um cliente novo é mais caro que manter um cliente antigo comprando. Isso tem tudo depende de estratégias de marketing bem planejadas. A estratégia da VW é o primeiro passo para ampliar o uso da rede de pós-venda da marca, setor considerado o mais lucrativo da cadeia automotiva. E sua empresa, investe mais no que dá lucro ou no que dá só faturamento?

Concessionária da Volkswagen em São Paulo: programa de usados, lançado há quatro anos na Alemanha, existe em outros países europeus e até no México.

A Volkswagen implantará no Brasil, em 2014, o programa Das WeltAuto de vendas de veículos usados da marca na rede de concessionárias. O programa, lançado há quatro anos na Alemanha, existe em outros países europeus e até no México, e está em testes nas lojas paulistanas. "Os veículos serão oferecidos em uma área exclusiva no showroom, teremos produtos financeiros, garantia, uma recuperação cosmética, tudo para agregar valor", disse Alexandre Abelleira, diretor nacional de vendas da Volkswagen durante o Congresso da Fenabrave, em São Paulo.

A medida é o primeiro passo para ampliar o uso da rede de pós-venda da marca, setor considerado o mais lucrativo da cadeia automotiva. No Brasil, o pós-venda representa apenas 13% de faturamento, mas contribui com 32% do lucro no setor. Em mercados como Europa, Estados Unidos e Japão o serviço significa 18% do faturamento e 65% do lucro.

"Queremos acabar com o mito de que revisões custam caro e só com a fidelização do cliente isso pode acontecer. Uma cliente que compra um usado da Volkswagen precisa ter um relacionamento com a marca", disse Abelleira.

Ainda segundo o executivo, os principais desafios para as concessionárias são o custo de mão de obra crescente, a complexidade logística, a valorização imobiliária e ainda convencer a parcela de consumidores fiel a oficinas independentes a usar as da marca.

Abs, 

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios 
jonylan@mktmais.com

Fontes: Exame

Conteúdo relacionado