Crise de imagem Heinz | pelos de rato são encontrados em lote de Ketchup e Anvisa suspende a venda do produto no Brasil

quinta-feira, agosto 22, 2013 Jony Lan 0 Comments


A crise de imagem ligada a falhas na linha industrial dos produtos volta a colocar o nome de algumas das marcas mais reconhecidas do mercado na berlinda. Produtos de limpeza nos sucos Ades, da Unilever, soda cáustica no Toddynho, da Pepsico, e agora pelos de rato foram encontrados no produto Tomato Ketchup, da marca Heinz.

A Heinz ainda não se pronunciou em sua home e não tem Facebook ou Twitter no Brasil, o que piora a comunicação com seus clientes e pode prejudicar a retomada da sua reputação no país. Se continuar "em silêncio" para com os consumidores, poderá sofrer com o processo de branding negativo. A velocidade nesses momentos é crucial para não abalar sua reputação.

Baseada no alerta da Associação de Consumidores Proteste, a denúncia acaba de ser confirmada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que nesta terça-feira 20 publicou no Diário Oficial da União o veto à distribuição e à venda, em todo o País, do lote 2K04 do produto, com validade até janeiro de 2014. O lote identificado pelo código 2C30, presente em supermercado de São Bernardo do Campo desde o fim de 2012,também apresentou o mesmo tipo de problema. A Proteste pede também a inspeção na indústria Quero Alimentos, importadora e distribuidora dos produtos Heinz no Brasil.

Adquirido pelo Carrefour Taboão, de São Bernardo do Campo, o lote foi importado do México em 2012, pela empresa Coniexpress S/A Indústrias Alimentícios, e já não está mais em circulação em São Paulo. A decisão da Anvisa considerou documentos do Instituto Adolfo Lutz de Santo André VIII, além de laudos do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo que suspendeu a venda no estado

"A Heinz Brasil esclarece que o lote com numeração 2K04, importado do México em 2012, já não está em circulação no mercado. A companhia está em total colaboração com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária para identificar alguma suposta desconformidade nesse lote específico", informa a Heinz em nota. A empresa esclarece ainda que os produtos da marca seguem as normas sanitárias internacionais e passam por rigorosos controles de produção e qualidade, atestados pela fiscalização dos órgãos competentes. Orientações do Procon

A Heinz recebeu também uma notificação da Fundação Procon-SP, que aguarda informações sobre os potenciais riscos à saúde e segurança dos consumidores, assim como os procedimentos adotados para neutralizar quaisquer danos. A Heinz disponibiliza o telefone 0800 773 7737, o e-mail e o site para dúvidas. De acordo com o Procon-SP, o consumidor que tiver a nota fiscal do produto poderá trocá-lo ou ser ressarcido – com a devolução do valor pago – no local da compra. Caso não tenha a nota fiscal, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante.

Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fontes: exame, mmonline, estadão

Conteúdo relacionado