Publicidade | Contplay 'paga' usuários para assistir comerciais e ainda troca por prêmios

segunda-feira, agosto 26, 2013 Jony Lan 0 Comments

Segundo Pedro Cabral, CEO do fundo de investimento Evolution e responsável pela gestão do Contplay, o jovem agora vai voltar a ver comerciais

Muitos serviços na internet prometem remunerar usuários que ‘trabalhem’ clicando em links ou vendo publicidade. A maior parte desses serviços são mal intencionados e acabam enganando muita gente. Nada vem fácil na vida, muito menos na internet. O Contplay pretende provar o contrário.

O serviço dá pontos para os usuários que assistirem vídeos publicitários de 15, 30 ou 60 segundos. Cada vídeo premia com uma quantidade diferente de pontos, e depois de acumulada certa quantia o usuário pode trocá-los por livros, apps, games e ingressos para o cinema. O modelo do serviço é bem diferente daqueles que prometem centavos para os usuários e nunca entregam a remuneração.

INFO conversou com Pedro Cabral, CEO do fundo de investimento Evolution e responsável pela gestão do Contplay, sobre o futuro dos vídeos na internet. Cabral contou como tem sido a adesão dos usuários ao serviço, que é visto como inovador por alguns publicitários brasileiros. O serviço estreou em maio e atrai 145 mil usuários únicos por mês.

- Qual é o número médio de acessos ao site do Contplay?

Pedro Cabrai - No último mês (julho) tivemos 145 mil ‘unique visitors’ (usuários únicos) no site. Deste número cerca de 60% são novas pessoas se cadastrando no site ou no processo de cadastramento e 40% são usuários fidelizados, o que está absolutamente de acordo com o que esperávamos.

O número de comerciais que já foram vistos ao longo deste período está próximo de um 1,9 milhão de visualizações. Isso inclui os comerciais assistidos e também os pontos convertidos ao usuário.

Nós projetamos uma curva exponencial de aquisição de clientes no período de dois anos para depois se tornar algo mais estável. A taxa de adesão do Contplay está acelerando todos os dias. Hoje ela está em torno de 1,5 mil usuários cadastrados por dia.

– Como você pretende aumentar o número de usuários?

Cabrai - Estamos fazendo uma campanha online para divulgar o serviço para os usuários da internet. O vídeo da campanha do Contplay no Youtube já alcançou dois milhões de views e está viralizando. Nós já temos uma base de anunciantes relativamente boa. Estamos fazendo uma receita que está pagando bem mais do que o necessário para realizar as operações do site.

– Quando o serviço foi anunciado, você disse que haveria espaço para pequenas empresas que quisessem anunciar na plataforma. Isso acontece na prática?

Cabrai - Há pequenas empresas nos procurando e já conseguimos colocar algumas pouquíssimas usando o produto. Não temos ainda uma equipe comercial preparada para dar total apoio aos pequenos anunciantes, mas estamos trabalhando para testar o tipo de relação que teremos daqui para frente.

– Como você vê o futuro do Contplay e dos canais de vídeos na internet?

Cabrai - O Contplay é um produto absolutamente inovador e tem sido mencionado como um produto “revolucionário” por alguns dos dirigentes de agências de propaganda que eu tenho conversado.

Por exemplo, outro dia eu escutei de um presidente de uma agência de publicidade que “o trabalho que você está fazendo é uma coisa incrível, porque o jovem agora vai voltar a ver o comercial que a gente faz”, já que o público jovem estava cada vez mais distante da televisão. Agora os jovens acessam o Contplay e assistem aos comerciais porque estamos falando a língua deles.

Nós temos uma quantidade enorme de usuários de até 20 anos que estão usando o Contplay para trocar os pontos por games e apps

- Você acha que outros canais de vídeos, como o YouTube, podem implementar essa ideia de premiar quem assistir a publicidade para que o usuário assista até o final?

Cabrai - Esse é o tipo de pergunta que só eles poderiam responder. Eu também trabalho gerindo algumas outras agências além do Contplay e comparei, por exemplo, em grandes campanhas usando o Youtube, que em geral o percentual de pessoas que chega até o final do vídeo comercial é pequeno.

Esse percentual de pessoas que chegam até o final não passa de 20% das visualizações, dependendo do vídeo e da duração esse número pode ficar entre 7% e 8%O anunciante que pagou para um milhão de views vai ter alguma coisa entre 60 e 200 mil views vistos até o final.

No Contplay a taxa de visualizações até o final é de 94%. Isso porque o nosso mecanismo de remuneração é baseado na visualização completa do vídeo. O meu consumidor só ganha pontos se ele assistir ao vídeo até o final e reconhecer a marca do anunciante em um quiz ao fim.

– E se um usuário reconhecer a marca que está sendo anunciada no vídeo logo no começo, deixar o vídeo rolar enquanto continua fazendo outras coisas na internet e depois voltar para responder o quiz. Como o Contplay trabalha para evitar esse tipo de comportamento?

Cabrai - Olha, isso é muito difícil de fazer atualmente porque colocamos uma série de mecanismos para que o vídeo pause se o usuário não estiver na página. Se o usuário abrir um browser, entrar no Contplay e depois abrir uma nova aba, o vídeo para automaticamente.

Este comportamento não é mais visto no Contplay. De qualquer maneira ele só pode fazer isso se ele realmente reconhecer a marca. Em muitos comerciais é muito difícil reconhecer a marca logo no começo, é preciso ver a mensagem toda. O normal é que esse tipo de coisa seja exceção.

- Quais são as parcerias do serviço para premiar os usuários?

Cabrai - A gente conseguiu uma nova parceria com o Cinemark que está dando um resultado excelente. O usuário troca os pontos por ingressos para ir ao cinema sem limite de dia: ele pode ir assistir ao filme no dia que ele quiser.

O Iba já estava implantado e o usuário pode trocar seus pontos por revistas e livros. No iTunes nós melhoramos bastante a integração e estamos oferecendo mais apps e games. Ainda não oferecemos apps e games para Android, mas já estamos em negociação com o Google.

– Já existe algum aplicativo para dispositivos móveis para que o usuário possa assistir aos vídeos sem ter que estar na frente do computador?

Cabrai - Nós já temos o aplicativo para iOS. Você pode baixar no seu iPhone ou no seu iPad pela App Store. O aplicativo funciona de forma semelhante ao site. O usuário assiste aos vídeos, é premiado quando reconhece a marca e pode resgatar os pontos no próprio app.

Por enquanto o aplicativo para mobile só existe na plataforma da Apple porque ainda estamos esperando o Google aceitar nosso pedido para criarmos um aplicativo para Android.

Abs,

Jony Lan 
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Exame

Conteúdo relacionado