Estratégia de diversificação | Carrefour vai dobrar área destinada a galerias comerciais

terça-feira, setembro 21, 2010 Jony Lan 0 Comments

A decisão não ocorre por acaso. Com o projeto “Minha Loja”, a rede francesa está reavaliando o mix para adequar suas lojas às necessidades do consumidor. O aumento da área destinada a lojas de terceiros, as chamadas galeriais comerciais – é uma tentativa de atrair mais consumidores para os hipermercados, modelo cujas vendas estão em queda.

Para se ter uma ideia, pesquisa divulgada pela Nielsen apontou uma retração de 7% no volume de vendas do formato no primeiro semestre deste ano em relação a igual período de 2009.

Investir nas galerias comerciais parece ser uma boa estratégia. Pelo menos se consideraramos o interesse de lojas de franquias nos hipermercados. Nesse formato, o custo para abrir um ponto é cerca de 30% inferior ao dos shopping centers, o que compensa a menor frequência de público.

Com 942 lojas em todo o Brasil, a marca de chocolates Cacau Show é uma das interessadas em abrir unidades dentro dos hipermercados. A empresa fez testes durante mais de um ano e decidiu inaugurar dez unidades no formato.

O importante nesse ponto é que as redes de Hipermercados são de um setor altamente dinâmico, que buscam a todo custo a inovação em seus processos e modelos de negócios para aumentar a rentabilidade que não sai da casa dos 3% no geral. Se considerarmos que mais de 34% são impostos, o lucro das redes de varejo é muito pouco pelo tanto que elas arrecadam para o Governo. Nesse ponto, todas as empresas deveriam seguir a dinâmica de negócios de empresas como o Carrefour, aquelas que não abrirem a mente e não se permitirem pequenas mudanças, irão se defasar com o tempo e depois se perguntarão porque cada dia que passa, mais e mais concorrentes surgem no setor e acabam abocanhando uma fatia do faturamento que poderia ser dele. E a sua empresa, está aberta para novas ideias?


Abs,

Jony Lan
Especialista em estratégia, marketing e novos negócios
jonylan@mktmais.com

Fonte: Valor Econômico

Conteúdo relacionado